Conteúdo

Webinário: Regime Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Webinário: Regime Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

O Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, 30 de julho, marca o combate à prática de transferir e reter uma pessoa por meio da força ou da coerção, a fim de explorá-la para fins sexuais, trabalhos forçados, remoção de órgãos, casamento forçado, delitos e outras atividades. A cada ano, o tráfico de pessoas tem afetado mais seres humanos, sendo a maior parte vítimas composta por mulheres adultas (49%) e adolescentes (meninas) (23%). Os homens constituem 21% das vítimas e os meninos 7%.

Com o objetivo de promover o conhecimento e o diálogo sobre a temática, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) realizará no dia 30 de julho o webinário “Regime Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. A ação educativa acontecerá das 16h às 18h, por meio do sistema Cisco Webex. 

Atuará como palestrante a Especialista no Tráfico de Seres Humanos, professora Dra. Waldimeiry Corrêa Silva, e como debatedora Coordenadora da Linha 2 (Direitos Humanos) do Grupo de Pesquisa da Esmec, servidora e professora Dra. Mércia Cardoso de Souza. 

O evento é aberto ao público e para participar é necessário realizar inscrição através do formulário eletrônico até o preenchimento das 90 vagas disponíveis (INSCRIÇÕES ENCERRADAS). Os participantes terão direito a certificado emitido pela Esmec. 

Sobre as palestrantes: 

Waldimeiry Corrêa da Silva: Graduada em Relações Internacionais pela PUC-GO. Mestra e Doutora em Direito Internacional Público pela Universidad de Sevilla, Espanha. Especialista em Análisis de Conflictos Internacionales pela Universidad de Sevilla. Professora do Departamento de Estudios Internacionales da Universidad Loyola Andalucía, Sevilla. Foi Conselheira do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAP-SNJ) e consultora do Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes (UNODC) em matéria de Tráfico de Pessoas. É especialista no Tráfico de Seres Humanos, tendo trabalhado na Espanha junto a Red Española contra la Trata de Personas, pela a Associação AMIGA para los Derechos Humanos de las Mulheres. Realizou estudos de pós-doutorado em: Human Rights Center (Queen’s University of Belfast, QUB), Irlanda do Norte; Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra), Portugal; Centre of migrations and diásporas studies (University of London), Inglaterra (em andamento). Indicada para o cargo de relatora sobre tráfico de pessoas do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas. Tem experiência na área de Tráfico de Pessoas, Segurança e Direito Humanos. Atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, formas contemporâneas de escravidão, tráfico de pessoas, política internacional, organizações internacionais e Políticas Públicas. 

Mércia Cardoso de Souza: Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestra em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Realizou Estágio Pré-Doutoral no Departamento de Estudios Internacionales- Universidad Loyola Andalucía (Sevilha, Espanha). Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Unifor. Professora da Faculdade Luciano Feijão. Servidora efetiva do TJCE. Editora-Adjunta da Themis, periódico oficial da Esmec (e-ISSN 2525-5096).