Conteúdo

UFC PROMOVE III FESTIVAL DE CULTURA E OS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS ATÉ O DIA 22

A partir de hoje, (18), e até o dia 22 de outubro, a Universidade Federal do Ceará viverá momentos de efervescência cultural e científica, com a realização simultânea do III Festival UFC de Cultura e dos Encontros Universitários 2010. O primeiro evento, realizado de 18 a 22 de outubro, discutirá a herança cultural africana, sob o tema “Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar”. Já o segundo apresentará, de 20 a 22 de outubro, a produção e as ações da Universidade nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão.

Os Encontros buscam promover o intercâmbio da comunidade universitária em torno da produção em suas diversas áreas de formação, como ciências, tecnologia, docência, cultura e arte. Na edição atual, está prevista a apresentação de cerca de 3.500 trabalhos acadêmicos, dentre comunicações orais, pôsteres e simpósios.

A comissão organizadora está sob tutela da Pró-Reitoria de Graduação, diretamente responsável pelos encontros de Iniciação à Docência, de Aprendizagem Cooperativa, do Projeto CASa, de Apresentação dos Projetos de Graduação e do Programa de Articulação entre Pós-Graduação e Graduação (Propag).

As demais atividades estão sendo articuladas pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão, de Assuntos Estudantis e pelas unidades acadêmicas que estão promovendo suas semanas temáticas dentro da programação. Farão parte dos Encontros as semanas de Tecnologia, do Centro de Ciências, do Centro de Ciências Agrárias e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).

A novidade deste ano é a Praça dos Encontros, localizada no Centro de Ciências, no coração do Campus do Pici. O espaço abrigará a abertura e o encerramento do evento, apresentações culturais e teatrais de alunos e projetos de extensão, estandes para avaliação física e serviços de saúde, feira de artesanato, praça de alimentação e tenda gastronômica.

O palco principal da praça receberá os grupos selecionados para a Mostra de Bandas Universitárias do III Festival UFC de Cultura, além de diversos corais da Universidade e dos grupos de sopro e chorinho do Curso de Educação Musical. Já nas tendas e estandes montados ao redor do espaço, serão realizadas oficinas diversas.

O Instituto de Educação Física e Esportes ministra as de “Jogos e Brinquedos Africanos”, “Jogos de Tabuleiro” e “Cultura Corporal de Movimento” (com atividades práticas de tirolesa, escalada, dança de salão e ginástica jump). Já o XIX Encontro de Extensão oferta formações sobre “Projeto Rodas de Costura”, “Afoxé”, “Teatro do Oprimido” e “Danças Populares”.

Paralelamente, durante todos os dias do evento, ocorrerá a divulgação do trabalho da Secretaria de Acessibilidade, cuja criação foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em agosto deste ano.

De acordo com o Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação da UFC e presidente da comissão organizadora dos Encontros, tanto o evento quanto o Festival proporcionam, cada um em sua esfera, o acesso a experiências múltiplas. “O que talvez surja dessa realização conjunta é um intenso encontro da Universidade com a sociedade. Queremos que os Encontros Universitários sejam convidativos e marcantes, e o Festival UFC de Cultura é um evento que ajuda a reunir esses elementos”, afirma o Pró-Reitor.

Veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA clicando aqui.

FONTE: SITE UFC