Conteúdo

UFC aprova concessão de título de Professor Emérito ao desembargador Paulo Banhos Ponte, Diretor da Esmec

UFC aprova concessão de título de Professor Emérito ao desembargador Paulo Banhos Ponte, Diretor da Esmec

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (09/03), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC)  acatou a proposta de concessão do título de Professor Emérito para três docentes da Faculdade de Direito: desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte  (Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – Esmec), Wagner Barreira Filho e Hugo de Brito Machado. O relator das três propostas foi o Diretor da Faculdade, Prof. Cândido Albuquerque.

Ainda na reunião, foi aprovada a concessão do título de Doutor Honoris Causa à escritora cearense Ana Miranda, autora de obras como O Boca do Inferno, com o qual conquistou o Prêmio Jabuti, livro revelação de 1990 incluído na lista dos 100 maiores romances em língua portuguesa do século XX, elaborada pelo jornal “O Globo”, a partir da indicação de escritores, críticos e intelectuais do Brasil e Portugal.

Ana também recebeu o Prêmio Jabuti (2003) na categoria romance com Dias & Dias, livro que foi indicado para o vestibular da UFC. A relatora da proposta foi a Profª Vládia Borges, Diretora do Centro de Humanidades.

Na reunião, o Consuni também aprovou a concessão de Medalha do Mérito Cultural ao jornalista e escritor cearense Lira Neto, considerado um dos maiores biógrafos da literatura nacional. Entre suas obras mais elogiadas estão O Inimigo do Rei: uma biografia de José de Alencar ou a mirabolante aventura de um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil, com a qual foi agraciado, em 2007, com o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria melhor biografia do ano.

Lira é autor da trilogia biográfica Getúlio, sobre o ex-presidente Getúlio Vargas; de Maysa: só uma multidão de amores, biografia da cantora Maysa Matarazzo; e Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão, sobre o fundador de Juazeiro do Norte e considerado o maior santo popular do Nordeste. A relatora da proposta de concessão da medalha foi a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado.

 

 

Fonte: site da UFC