Conteúdo

Thiago Pontes, aluno do Curso de Especialização em Direito Constitucional, defende monografia sobre “A democratização do ensino jurídico”

Na tarde desta segunda-feira (13/02), Thiago Oliveira Pontes, aluno do curso de Especialização em Direito Constitucional (Turma VI), defendeu, na Sala 4 da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), sua monografia intitulada “A democratização do ensino jurídico como contributo à melhoria da prestação jurisdicional”. A banca examinadora foi formada pelos professores Francisco Humberto Cunha Filho (Orientador – Dr.), Emílio de Medeiros Viana (Ms.) e Flávio José Moreira Gonçalves (Ms.).
Thiago considerou muito proveitoso o período em que fez o curso de Especialização na Esmec. “Os professores são altamente qualificados, abrem discussões sobre novas ideias, e isso é importante porque eles transmitem seus conhecimentos mas também permitem o diálogo, a opinião divergente. Não é aquele coisa de cima para baixo. Achei importante também a flexibilização que a Escola permite. Por fim, achei tudo muito positivo. Pretendo fazer outra pós-graduação aqui”, revelou.
Ele também explicou por que decidiu optar pelo trabalho monográfico, ao invés do artigo científico: “A monografia é mais importante, por que você tem um feed-back maior de seu orientador. É algo que pode acrescentar mais no seu desenvolvimento acadêmico. No artigo, o aprendizado do aluno fica mais limitado”.

Veja aqui o resumo do trabalho de Thiago Pontes.

………………………
NOVA DEFESA

A outra defesa de monografia que estava prevista para esta segunda foi adiada. Em breve, Carlos Henrique Garcia de Oliveira, aluno do curso de Especialização em Direito Eleitoral (Turma III), estará defendendo seu trabalho de conclusão de curso intitulado “Tópicos avançados sobre propaganda regulamentar eleitoral” perante a banca formada pelos docentes Sérgia Maria Mendonça Miranda (Orientadora – Ms), Carlos Alberto Mendes Forte (Esp.) e Felipe Braga Albuquerque (Dr.).
Em todas estas defesas, conforme regulamento da Pós-graduação da Esmec, os alunos entregarão à Secretaria da Escola duas vias idênticas da monografia, em até dez dias úteis contados da data de defesa, sendo uma via em CD-ROM (no formato PDF) e outra em capa dura preta com detalhes dourados, as quais ficarão disponíveis na Biblioteca Juiz Roberto Jorge para consulta.