Conteúdo

Terceira turma do I Curso de Formação de Conciliadores Judiciais é ministrada na Esmec

Terceira turma do I Curso de Formação de Conciliadores Judiciais é ministrada na Esmec

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) sediou, na última sexta-feira (15/03), as aulas presenciais da terceira turma do I Curso de Formação de Conciliadores Judiciais, formada por alunos selecionados na modalidade “ampla concorrência”, nos termos do Edital nº 01/2019.

O conteúdo teórico adicional foi ministrado pelas professoras Patrícia Palhano, Helena Sampaio e Larissa Maia. Além disso, os alunos realizaram dinâmicas envolvendo as competências autocompositivas e simulações de casos de conciliação.

O curso tem a finalidade de atender a determinação da Resolução nº 125/2010 do CNJ, que prevê a capacitação adequada de profissionais para atuação nas sessões de conciliação e mediação, nos métodos consensuais, culminando com o atendimento de maior eficiência e maior satisfação do usuário.

A Diretora de Divisão do NUPEMEC/TJCE, Mariana Viana Mont’Alverne, afirma que os resultados obtidos nas três turmas realizadas até agora é muito satisfatório: “Em outros Editais, tivemos um número crescente de alunos que concluíram o estágio supervisionado, com 41 certificações entre a primeira quinzena de janeiro e a primeira quinzena de março”, afirma.

A estagiária de Direito da 9°JEC do TJCE, Valdiana Reboucas de Almeida, procurou o curso com o objetivo de aprimorar suas técnicas na conciliação para uma autocomposição eficaz e define o conhecimento obtido como “essencial”. Segundo ela, “o curso ensina a oportunizar mais diálogo na sessão e que a excelência do ato conciliatório vai além do acordo, é o verdadeiro acesso à justiça onde todos ganham”.

A seleção dos educandos se deu por meio de lista interna, com preferência de vagas para servidores e voluntários dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, servidores dos Juizados Especiais, bem como profissionais de unidades conveniadas ao TJCE.