Conteúdo

Servidores da Esmec participam de Curso sobre Novas Diretrizes Pedagógicas da Enfam em Recife

Servidores da Esmec participam de Curso sobre Novas Diretrizes Pedagógicas da Enfam em Recife

Foto Curso ENFAM Recife

O Assessor Pedagógico, Prof. Dr. Flávio Gonçalves e a Diretora da Divisão de Programação e Controle de Cursos, Profa. Esp. Lara Coe Mota, ambos servidores lotados na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), participaram de Capacitação de Aplicação das Novas Diretrizes Pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), curso realizado em Recife-PE, no período de 7 e 8 de abril de 2015.

O curso, ministrado na sede da Escola da Magistratura Federal (Esmafe), foi ministrado pela Profa. Dra. Acácia Zeneida Kuenzer e tenha como objetivo geral levar os participantes a compreender e aplicar as diretrizes pedagógicas da Enfam no planejamento e operacionalização das ações de formação de magistrados.

A professora Acácia Kuenzer, que atuou como ministrante do curso, é pedagoga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presta assessoria para diversas organizações públicas.

 

Profa. Lara Mota, Profa. Acácia Kuenzer e Prof. Flávio Gonçalves
Profa. Esp. Lara Mota, Profa. Dra. Acácia Kuenzer e Prof. Dr. Flávio Gonçalves

Foram discutidos, entre outros assuntos, as mudanças no mundo do trabalho e seus impactos na prática jurisdicional, as concepções de conhecimento, competências e aprendizagem, os princípios pedagógicos da Enfam, além da realização de estudos de caso e avaliação.

A equipe da Enfam acompanhou a formação ministrada no curso, sendo representada pela Secretária Executiva da Escola, Maria Raimunda Mendes da Veiga (Rai Veiga) e pela servidora Ana Lourdes Vilela, responsável pela Seção de Credenciamento da Enfam.