Conteúdo

Servidora apresenta trabalho sobre curso ministrado na Esmec, em Coimbra

Servidora apresenta trabalho sobre curso ministrado na Esmec, em Coimbra

A servidora e Editora-Adjunta da Revista Themis, Dra. Mércia Cardoso de Souza, participou de dois eventos internacionais em Coimbra, Portugal: “I Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos – OIT 100 anos depois” e “IV Congresso Internacional de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra”.

No dia 14 de outubro, a servidora apresentou no primeiro evento o trabalho “O ensino jurídico para magistrados brasileiros no estado do Ceará, Brasil: Relato de experiência a partir do curso “Tráfico de pessoas no direito penal”, ministrado na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC (2017-2019)”, na Sessão Temática 3 – Tendências e Desafios ao Ensino do Direito: igualdade e inclusão no espaço eurolatino americano.

No segundo evento, a pesquisadora apresentou no dia 18 de outubro o trabalho “A operação ‘Canaã’ e o Contrabando de Migrantes (Smuggling) no Poder Judiciário do Brasil: estudo de caso”, no Simpósio 26-A – Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos. O trabalho é fruto de pesquisas realizadas na linha de pesquisa de Direitos Humanos, que Mércia coordena, com a colaboração da pesquisadora Lorrayni de Bortoli. No grupo, está sendo realizada uma pesquisa sobre as 138 decisões judiciais do Brasil que constam no sítio oficial do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

Além da apresentação, Mércia Cardoso também coordenou o Simpósio 44 – Feminismos e Resistência Democrática, junto com a professora Isabelle Maria Campos Vasconcelos Chehab, da Universidade Federal de Goiás.