Conteúdo

Seminário “Diálogos Científicos e Jurimetria” inicia na próxima sexta-feira (23/04) com palestra “Pesquisa Empírica para Atuação Judicial”

Seminário “Diálogos Científicos e Jurimetria” inicia na próxima sexta-feira (23/04) com palestra “Pesquisa Empírica para Atuação Judicial”

Compondo a programação de abril, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) realizará o I Seminário “Diálogos Científicos e Jurimetria”. O primeiro dia do seminário acontece no dia 23 de abril (sexta-feira), às 10 horas, com o tema “Pesquisa Empírica para Atuação Judicial” e será ministrado pela magistrada Fabiana Alves Rodrigues.

Importante ressaltar que para magistrados(as) e servidores(as) que tenham interesse no certificado com o reconhecimento da Enfam, o evento será transmitido via o sistema Cisco Webex. Para esse fim, é necessária a inscrição prévia através do formulário eletrônico até às 16h do dia 22 de abril (INSCRIÇÕES ENCERRADAS). O link de acesso ao sistema será enviado com antecedência por email. Na hora do evento, também será disponibilizado um link para registro de frequência no bate-papo. 

Para o público em geral o evento será transmitido ao vivo no Canal Esmec TJCE no Youtube. Para obter certificado basta registrar frequência no link disponível na descrição do vídeo. 

O evento tem carga horária de 1h/a é reconhecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, cuja Resolução n. 11 de 18 de dezembro de 2020 afirma que para fins de promoção, o(a) magistrado(a) poderá agora realizar até 12 (doze) horas-aula, das 40 (quarenta) horas-aula anuais exigidas, participando de eventos diversos dos já tradicionais cursos oficiais, tais como seminários, congressos, palestras, conferências e jornadas.

Sobre a palestrante:

Fabiana Alves Rodrigues: Mestra e Doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito pela USP e em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduação em História da Arte pela Fundação Álvares Penteado. Juíza federal substituta, com exercício atual na 10ª Vara Criminal de São Paulo – especializada em crimes financeiros e lavagem de ativos. Formação em Interviewing and Multi-Methods Research, Metodologia da Pesquisa Empírica Aplicada à Justiça Federal e Extensão universitária em Direito Penal Econômico Europeu (IBCCRIM). Pesquisadora das linhas de Pesquisa Controle da corrupção política e instituições de justiça. Pesquisadora do JUDE – Grupo de Pesquisa Judiciário e Democracia. Pesquisadora dos Projetos Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil e Controle Criminal da Corrupção Política. Tem experiência na área de instituições da rede de accountability, com foco na área criminal.