Conteúdo

São Paulo sedia XXII Congresso Nacional do Conpedi, de 13 a 16 de novembro

O XXII Congresso do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (Conpedi) será realizado em São Paulo – SP, entre os dias 13 a 16 de novembro de 2013.
O evento é promovido pelo ConpediI e pelo Programa de Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho (Uninove), com apoio da Capes e CNPq, tendo como tema “SOCIEDADE GLOBAL E SEUS IMPACTOS SOBRE O ESTUDO E A EFETIVIDADE DO DIREITO NA CONTEMPORANEIDADE”.
A temática proposta revela a dimensão do desafio que as diversas linhas de investigação do Direito em desenvolvimento no país têm buscado enfrentar ao acolherem abordagens que possibilitem aprender de forma consistente a crescente complexidade do processo de globalização.
Destaca-se ainda que pela diversidade e amplitude temática dos Grupos de Trabalhos previstos, todas as linhas e projetos de pesquisa em desenvolvimento na área poderão encontrar foros adequados de discussão nas oficinas.

Mais informações sobre o Congresso: http://www.conpedi.org.br/eventos/

O QUE É O CONPEDI

O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito, ao qual a Esmec é associada, é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos, fundamentalmente voltada para apoiar os Estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito.
O Conpedi têm como objetivo incentivar os estudos jurídicos de pós-graduação nas diferentes instituições brasileiras de ensino universitário; colaborar na definição de políticas jurídicas para a formação de pessoal docente da área jurídica, opinando, junto às autoridades educacionais, sobre os assuntos de interesse da pesquisa e da pós-graduação em Direito; defender e promover a qualificação do ensino jurídico, bem como sua função institucional e seu papel social.
Desde sua criação, em 1992, o Conpedi organiza e promove encontros e congressos semestrais sobre ensino e pesquisa jurídica. A partir do Congresso realizado em Florianópolis em 2004, o Conpedi passou a publicar os artigos apresentados pelos professores/pesquisadores e discentes da pós-graduação de todo o país.
Além dos Congressos Nacionais também realiza Encontros Nacionais para fortalecer e incentivar a discussão de tema sobre pós-graduação.