Conteúdo

Escola da Magistratura seleciona artigos para publicação na Revista Themis

Foi publicado no Diário da Justiça do Ceará, edição de 12 de setembro, o Edital com chamada para submissão de artigos e critérios de seleção de pareceristas avaliadores para a Revista Themis, editada pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). O ato foi assinado pelo Desembargador Diretor da Esmec, Francisco Lincoln Araújo e Silva.
A Esmec está recebendo trabalhos científicos para serem publicados, após aprovação dos pareceristas, em três edições da Revista Themis. Os prazos para recebimento dos artigos são os seguintes:

– Vol. 9, nº 1 (jan/jul 2011) – até 20/09/2012
– Vol. 9, nº 2 (ago/dez 2011) – até 20/10/2012
– Vol. 10, nº 1 (jan/jul 2012) – até 20/11/2012

Os trabalhos devem ser enviados pelos correios ou entregues, em versão impressa, na Secretaria da Esmec e também encaminhados, em formato editável (.doc ou .odt) e não-editável (.pdf) aos editores das revistas pela internet, utilizando exclusivamente o seguinte e-mail: revista.themis@tjce.jus.br.
Os textos encaminhados para a publicação na Revista devem ser inéditos e não podem estar em processo de submissão a outro periódico. Os artigos obedecerão as regras da ABNT. O autor de trabalho submetido a qualquer dos volumes da Themis deverá ceder os direitos autorais para a editora parceira e, a partir do aceite, abster-se de encaminhar o artigo para outra revista ou veículo de divulgação.
A Revista Themis (impressa) é publicação semestral da Esmec e tem por objetivo divulgar artigos científicos originais, resenhas e comentários à jurisprudência de autores de instituições nacionais ou estrangeiras de ensino ou pesquisa com temas relacionados ao Direito em sentido amplo, abrangendo aspectos jurídicos, humanísticos e das ciências afins.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A Revista adotará a partir de agora o sistema double blind review de avaliação de artigos, conhecido como “duplo cego”, pelo qual todos os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas, os quais não tomam conhecimento da identidade dos autores dos artigos avaliados, nem estes são informados sobre quem foram seus avaliadores.
Os pareceristas internos e externos, convidados pela Escola e nomeados por sua Diretoria, não receberão qualquer valor por esta atividade, fazendo jus a uma simples declaração assinada, emitida pela Esmec. Todos os pareceristas deverão ter a titulação acadêmica mínima de mestre e somente poderão avaliar trabalhos de autores cuja titulação acadêmica seja igual ou inferior a sua, mas nunca superior.
Os interessados em integrar o corpo de avaliadores/pareceristas da revista deverão enviar e-mail, até 20/09/2012 para revista.themis@tjce.jus.br, contendo as seguintes informações e documentos: nome completo; titulação com comprovação anexa (em formato .pdf); afiliação institucional com comprovação anexa (em formato .pdf); e link do curriculum na Plataforma Lattes, do CNPq.

Veja aqui o Edital publicado no Diário da Justiça, com todos os detalhes sobre a submissão de artigos. Acesse também a Ficha de Inscrição.