Conteúdo

Revista Themis foi indexada ao sistema LivRe e ao LatinREV

Revista Themis foi indexada ao sistema LivRe e ao LatinREV

Em agosto de 2021, a Revista Themis, periódico científico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), foi indexada ao sistema LivRe e ao LatinREV (Red Latinoamericana de revistas académicas en Ciencias Sociales y Humanidades, FLACSO Argentina). Essa conquista revela que a Themis está conquistando um relevante espaço dentre os periódicos internacionais.

O LivRe é um catálogo de periódicos de livre acesso a todas as áreas do conhecimento. Enquanto, o sistema LatinREV é uma base que reúne um conjunto de periódicos que passaram por um criterioso processo de seleção.

A revista existe desde 1997 e inicialmente possuía periodicidade semestral com publicação de artigos e decisões de membros da magistratura cearense. Em dezembro de 2006, a Themis recebeu o International Standard Serial Number (ISSN), esse fato ampliou o acesso aos trabalhos nela publicados, sendo a revista distribuída às escolas da magistratura e tribunais do país, além de universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior. Posteriormente, a revista foi indexada ao  Diadorim, Google Scholar e Latindex, sistema de informação e de divulgação científica de periódicos editados nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. 

A partir de 2015, a revista passou a ser editada nas versões impressa e eletrônica. Em 2016, a Themis obteve o selo Qualis B5 da Capes na área do Direito, referente a versão eletrônica do periódico. Dessa  forma, a Revista Themis tem como Editor-Chefe, Marcelo Roseno de Oliveira e como Editora-Adjunta, Mércia Cardoso de Souza, ambos professores e doutores em Direito.