Conteúdo

Revista Themis adquire registro de DOI para artigos científicos

Revista Themis adquire registro de DOI para artigos científicos

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), através de sua filiação à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), obteve êxito na solicitação do Digital Object Identifier (DOI) para os artigos científicos publicados na Revista Themis, publicação oficial da Escola. 

O DOI é o código para a identificação de documentos de natureza científica na Internet (livros, capítulos de livros, periódicos, artigos, gráficos), áudios, vídeos, imagens e softwares). Além de autenticar e atribuir reconhecimento no meio virtual, apoia a identificação, localização, recuperação e possibilita as referências cruzadas. Esse recurso permite ir para objetos e passagens de texto específicos em documentos localizados em outras bases de dados, sites, e periódicos fora do texto em questão. Facilita-se, assim, o acompanhamento de métricas de alcance do objeto.  

Nesse contexto, a Revista Themis, que já oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio da disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público, agora conta com mais uma ferramenta para a democratização do conhecimento. A importante conquista do DOI confere maior visibilidade ao trabalho científico divulgado pela Revista.  

O periódico científico oficial da Esmec assume uma linha editorial definida, publicando materiais sobre Justiça, Gestão Pública, Direitos Humanos, Educação e Políticas Públicas. O  volume 20.1, referente ao primeiro semestre de 2022, será lançado em breve, e conta com 10 produções científicas. 

O registro também objetiva o aperfeiçoamento da divulgação seguindo um padrão da forma e conteúdo das publicações técnico-científicas internacional. Ele é atribuído pela Associação Brasileira de Editores Científicos, que reúne pessoas físicas e jurídicas interessadas no desenvolvimento e aprimoramento das publicações de periódicos técnicos-científicos.