Conteúdo

REDE: Representantes das Escolas elogiam escolha do Diretor da Esmec

REDE: Representantes das Escolas elogiam escolha do Diretor da Esmec

marilac 3

A reunião da Rede de Escolas de Governo, que escolheu o desembargador Paulo Ponte como seu Coordenador Geral, foi secretariada pelo Juiz Coordenador da Esmec, Aluisio Gurgel do Amaral Júnior, e contou com a presença do Assessor Pedagógico, Prof. Dr. Flávio José Moreira Gonçalves. Além disso, compareceram os representantes das seguintes instituições:

Escola de Gestão Pública (EGP) – Daniel Marinho Almeida, Coordenador Pedagógico;

Imparh –  Flora Maria Carneiro Teles, Diretora de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, e a professora Judite Gomes;

Instituto Plácido Castelo (IPC/TCE) – Maria Hilária de Sá Barreto, Diretora Executiva;

Instituto Escola Superior de Contas (Ieswa/Ecoge)  – Sandra Valéria de Morais Santos, Diretora;

Escola Superior do Ministério Público (ESMP) – Lise Alcântara Castelo, Diretora de Ensino;

Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização (EGPR) – Antonio Rodrigues de Souza, Coordenador Pedagógico, e a professora Ângela Nunes;

Escola de Saúde Pública (ESP) – Marilac Coelho, Assessora de Desenvolvimento Institucional;

Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) – Lindomar Soares, Diretora de Gestão e Ensino.

 

Os representantes das escolas de governo elogiaram a indicação do desembargador Paulo Ponte como Coordenador Geral. Sandra Valéria saudou o fato do magistrado estar disponibilizando seu tempo para ficar à frente da Rede: “É muito importante termos um desembargador como Coordenador do colegiado de escolas, sobretudo pela representatividade de seu cargo, uma vez que muitos dirigentes das escolas possuem uma formação mais técnica”

Para Antonio Rodrigues, “vamos estar muito bem representados com o desembargador Paulo Ponte, pois o magistrado possui uma imagem que é sinônimo de maturidade, serenidade, experiência e disponibilidade, qualidades essenciais para coordenar a rede”.

A professora Lindomar Soares também desejou felicidades ao desembargador: “Colocamos a Unipace à disposição do colegiado, pois sempre pactuamos desse processo de construção coletiva da Rede de Escolas”.

f4
Des. Paulo Ponte e prof. Daniel Marinho.

Daniel Marinho também elogiou a escolha do desembargador Paulo Ponte para dirigir a Rede e entregou ao magistrado um exemplar do livro “Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará: marcas de uma caminhada”, da qual é um dos organizadores, ao lado de Filomena Maria Lobo Neiva Santos (Lena Neiva).

Os representantes das escolas lembraram o empenho de Lena Neiva na criação e consolidação da Rede de Escolas de Governo. Ela será homenageada na posse do Des. Paulo Ponte, em data ainda a ser definida. “Lena fez um grande trabalho na Rede, e acredito que com o desembargador Paulo vamos continuar nesse patamar de excelência”, disse Sandra Valéria.

Após lembrar que foi o fundador da ESMP e hoje dirige a Esmec, o desembargador Paulo Ponte  disse que a Rede não pode ser só um somatório de escolas de governo. Ela precisa ter uma identidade própria. “Precisamos definir quem somos nós, qual a nossa finalidade e os nossos objetivos”, ponderou o magistrado. Essas características deverão ser definidas na reunião do dia 9 de setembro. Paulo Ponte adiantou que, na sua gestão à frente da Rede, não será desprezado o que já foi feito. “Vamos continuar com as ações que estão dando resultados e traçar novas metas”.

Os membros das escolas elencaram as principais iniciativas que a nova gestão da Rede deve colocar em prática: promover a atualização do Plano Estratégico da entidade, redefinindo, se necessário, a visão, missão e outras diretrizes do atual PE; elaborar um plano de trabalho para os próximos dois anos; ofertar cursos de pós-graduação, com temáticas transversais (que sejam do interesse comum das escolas); elaborar um calendário permanente de reuniões da Rede; implementar ferramentas de divulgação da entidade (site próprio, informativo impresso, revista científica com artigos de colaboradores das escolas de governo etc.); retomar a parceria com a Rede Nacional de Escolas de Governo, ligada à Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

marilac
Marilac Coelho, Sandra Valéria, Antonio Rodrigues, juiz Aluisio Gurgel e Des. Paulo Ponte.