Conteúdo

Projeto Esmec Artes será realizado próxima sexta-feira (02/07) com homenagem ao Poeta Brandão

Projeto Esmec Artes será realizado próxima sexta-feira (02/07) com homenagem ao Poeta Brandão

Considerando o papel fundamental da arte, principalmente em tempos de pandemia, e a sua importância para a disseminação do conhecimento, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) promove mais um projeto Esmec Artes na próxima sexta-feira, 02 de julho, de modo completamente virtual. Homenageando o grande letrista e poeta da música cearense, Antônio José Soares Brandão, o sarau terá como tema “Um jeito de resistir! A poesia que não para de florar: uma homenagem ao Poeta Brandão”.

O evento artístico será aberto ao público e contará com a presença dos poetas Bruno Paulino e Alana Girão de Alencar, além do músico José Marcelo Holanda Melo. A poesia de Brandão será cantada pelos participantes, que também recitarão alguns de seus poemas, comprovando que a boa poesia – tal como os sonhos – não para de florar. A transmissão do sarau será através do Canal Esmec TJCE no Youtube, às 17h.

Poeta, compositor, arquiteto e artista plástico, o piauiense Brandão foi coautor de diversas canções de artistas da geração que ficou conhecida como Pessoal do Ceará, dentre eles: Fagner, Ednardo, Rodger Rogério, Augusto Pontes, Fausto Nilo, Belchior, entre outros. No mês de maio de 2021, o poeta faleceu em razão de uma pneumonia e deixou um imenso legado para a música.

Sobre os artistas convidados

Alana Girão de Alencar nasceu em Fortaleza-Ce, em 1984. É Poeta, Psicanalista, Advogada. Autora dos livros: Trago do Verbo (2002), Poema Canção (2003), Nunca sei dizer Direito (2006), Detalhes da Alma de Alguém (2017) e Metáforas de uma Análise (2020).

Bruno Paulino é natural de Quixeramobim e graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). O professor é autor das obras “A Menina da Chuva” (2016) e “Lá nas Marinheiras” (2013). Paulino é professor de língua portuguesa e narrador dos casos cotidianos. Utiliza o Sertão Central como substância para suas histórias.O poeta também já organizou antologias e eventos literários. Bruno é autor de “Pequenos Assombros” (2018), dedicado ao fantástico de cunho regionalista e que realiza pesquisa sobre Antônio Conselheiro.

José Marcelo Holanda Melo é natural de Aracoiaba e graduado em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação. Tem vasta experiência profissional no segmento musical. Integrante do Grupo Musical Quinteto Agreste, onde atua como Violonista, vocalista, compositor, já participou de diversos shows e festivais. É empresário, produtor, músico e cantor da – Marcelo Melo Produções Artística Ltda – Eventos sociais e corporativos.