Conteúdo

Programação do Esmec Artes 2020 inicia com a palestra “Nos passos de Leonardo da Vinci”

Programação do Esmec Artes 2020 inicia com a palestra “Nos passos de Leonardo da Vinci”

A partir do dia 20 de novembro, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) promoverá uma série de eventos virtuais artísticos e culturais. Para abrir a terceira edição do Esmec Artes, será ministrado palestra “Nos passos de Leonardo da Vinci”. O evento virtual acontece na próxima sexta-feira às 16 horas e conta com a participação das palestrantes Andréa Dall’Olio e Veridiana de Sá Barreto Brasileiro. A transmissão ocorre através do canal Esmec TJCE no Youtube.

Na palestra, as convidadas pretendem compartilhar os conhecimentos adquiridos em uma viagem de pesquisa, em que percorreram os trajetos vividos por Leonardo da Vinci. Juntas, Andréa e Veridiana, visitaram a cidade natal do polímata, viram a sua obra “Última Ceia” em Milão e foram a outros destinos que fizeram parte da sua trajetória.

Diante disso, as palestrantes obtiveram uma compreensão melhor da obra Monalisa e da carreira do próprio Leonardo da Vinci. Logo, essa experiência e o conjunto de conhecimentos adquiridos no percurso, vão ser contados na palestra de abertura da programação do Esmec Artes 2020. 

Ademais, a convidada Veridiana Brasileiro, possui uma coleção particular de releituras de obras do Leonardo da Vinci que dão vida a exposição Novos Olhares para Mona Lisa, que será disponibilizada na semana do Esmec Artes.

No mesmo dia, o evento segue sua programação com a exibição e debate sobre o filme filme “Os Pobres Diabos”, de Rosemberg Cariry. Para se inscrever nessa e nas demais atrações, basta preencher o formulário eletrônico. Os inscritos que registrarem presença nos eventos terão direito à certificado de participação emitido pela Esmec.

Sobre a exposição:

A exposição é formada por mais de 400 obras que evidenciam o mistério e o enigma da Mona Lisa de Leonardo da Vinci, a obra de arte mais conhecida do mundo. Nas versões feitas para esta coleção, os artistas recebem a provocação para interpretar a Monalisa ao se expressarem em sua própria identidade artística. A coleção é formada, em sua maioria, por artistas cearenses, mas também é representada por artistas nacionais e internacionais, em variadas técnicas como pintura, desenho, gravuras, bordados, fotografias e esculturas.

Sobre as palestrantes:

Andréa Dall’Olio: Mestre em Ciência da Cidade pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Especialista em Iluminação e Design de Interiores – INBEC. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Veridiana de Sá Barreto Brasileiro: Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial. Pós Graduanda em Gerontologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.