Conteúdo

Professor da FGV vê Judiciário preocupado com transformação e modernização

Professor da FGV vê Judiciário preocupado com transformação e modernização

“Vejo no Judiciário um desejo de transformação muito grande. Uma ação modernizadora muito interessante. Alguns esforços neste sentido têm sido levados adiante e dão resultados, e outros nem tanto.”
Estas palavras foram proferidas na manhã desta quinta-feira (23/08) por André Luiz de Freitas, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), que ministra a disciplina Gestão de Pessoas em Ambientes de Mudanças do curso “MBA em Direito: Gestão Pública”, até a manhã deste sábado, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
“O Judiciário tem trabalhado ultimamente com projetos e gestão de processos. Há essa intenção de transformar o cotidiano da Justiça de algo burocrático e maçante em uma coisa mais interessante, que está levando as pessoas a terem mais prazer em trabalhar”, afirmou o docente, que foi apresentado aos alunos do MBA pelo Coordenador Geral da Esmec, juiz Ângelo Vettorazzi.
O MBA é uma parceria da Esmec, com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a FGV. Tem carga horária de 432 h/a e as disciplinas são ministradas uma vez por mês, em três dias seguidos. As aulas tiveram início no dia 26 de julho deste ano. Participam do curso 27 magistrados (dentre eles os desembargadores Washington Luís Bezerra de Araújo e José Tarcílio Souza da Silva) e 13 servidores comissionados da área administrativa do TJCE.
A disciplina Gestão de Pessoas discute os seguintes temas: cultura organizacional, gestão de mudanças, gestão de pessoas em ambiente de mudanças, gestão por competências, gestão de equipes, psicologia de massas e tendências em gestão de pessoas na administração pública.
André Freitas é consultor em Gestão Empresarial com grande vivência em Gestão de Pessoas por Competências, Gestão por Processos de Trabalho e projetos de Reestruturação Organizacional. Tem Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ) e em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia (ILACE/SP), além de graduação em Engenharia (UNITAU/SP).
É coautor do livro “A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro: Projeto de Fortalecimento e Modernização da Gestão”, editado pela FGV/RJ. Ministra palestras e treinamentos sobre os seguintes temas: Gestão de Pessoas por Competências; Avaliação de Desempenho por Competências; Gestão de Processos de Trabalho e Negociação.