Conteúdo

Professor da Esmec defende tese na FGV sobre governança e eficiência no Judiciário

Professor da Esmec defende tese na FGV sobre governança e eficiência no Judiciário

le2O Professor da Esmec, Leonel Gois Lima Oliveira, defendeu ontem (15/06/15) a sua tese de Doutorado em Administração na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Ebape-FGV), considerada a melhor escola de administração do Brasil, segundo o Ministério da Educação (MEC).

O título do estudo foi “Controles sobre o Judiciário geram Governança e Eficiência? Estudo sobre o CNJ e a Justiça Estadual“. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Carlos Pereira (Ebape) e a banca foi composta pelos professores: Dr. Paulo Motta (Ebape-FGV); Dr. Armando Cunha (Ebape-FGV); Fernanda Sauerbronn (UFRJ); Adalmir Gomes (UnB) e João Felipe Sauerbronn (Unigranrio).

O estudo foi desenvolvido a partir de entrevistas realizadas com ex-conselheiros e atuais conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Apresentou-se uma perspectiva longitudinal, pois investigou a atuação do CNJ na Justiça Estadual nos seus dez anos de atividade (2004-2013). Foram evidenciados impactos diretos e indiretos do CNJ na promoção de melhorias na gestão e fiscalização dos tribunais estaduais e da atuação do CNJ no Ambiente Institucional Judicial.