Conteúdo

Professor Hélio Leite falou sobre Pesquisa Fenomenológica em Escolas da Magistratura

Professor Hélio Leite falou sobre Pesquisa Fenomenológica em Escolas da Magistratura

helio 3
O ex-Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-Secretário Geral do Tribunal de Justiça estadual (TJCE), Prof. Dr. Raimundo Hélio Leite, falou na última sexta-feira (04/03/16), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), sobre “Pesquisa Fenomenológica em Escolas de Magistratura”.

Participaram do debate o Secretário de Planejamento do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), José Joaquim Neto Cisne; o Auditor de Controle Interno do TJCE, Leonel Gois Oliveira; o Assessor Pedagógico da Esmec, Flávio Moreira Gonçalves; além de alunos dos cursos de Pós-graduação da Esmec e outros interessados.

Este foi o segundo encontro promovido pelo Grupo de Pesquisa “Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário”, organizado pela Esmec. O primeiro, realizado no dia 19/02/2016, versou sobre “Caminhos para a Institucionalização da Pesquisa numa Instituição de Ensino”, a cargo do Prof. Mestre Raphael de Jesus Campos de Andrade/UFC.

Neste semestre, o Grupo realizará reuniões periódicas, nas quais serão apresentados e discutidos os resultados das pesquisas em andamento e dos projetos de pesquisa concluídos, além de abrir espaço para a discussão de novos problemas de pesquisa, questões metodológicas e epistemológicas.

Em cada reunião (sempre às sextas-feiras, a partir das 16h), haverá um expositor que disporá de até 20 minutos para abordar a temática da sua pesquisa e os 40 restantes serão destinados aos debates e discussões. Os interessados em participar deverão enviar e-mail para pesquisaesmec@gmail.com. Os alunos do Mestrado da Esmec/Uece, em especial, estão sendo convocados a participar de todos os encontros.

O Grupo será, em breve, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, na definição de suas áreas de pesquisa, pretende voltar-se para questões relevantes que envolvem, inclusive, as possibilidades de melhoria dos serviços prestados no primeiro e segundo graus de jurisdição.

.

PRÓXIMOS ENCONTROS

18/03/2016, às 16h – Tema: “A Ausência do Poder Judiciário como Objeto de Pesquisa da Administração” (Prof. Dr. Leonel Gois Oliveira/Esmec e Prof. Ms. Marcelo Maia/Esmec)

08/04/2016, às 16h – Tema: “Inovações do Poder Judiciário Cearense na Atual Gestão” (Prof. Dr. José Joaquim Neto Cisne/Esmec)

15/04/2016, às 16h – Tema: “Dez anos de CNJ: reflexões do envolvimento com a melhoria da eficiência do Judiciário brasileiro” (Prof. Dr. Leonel Gois Oliveira/Esmec)

29/04/2016, às 16h – Tema: “Epistemologia e Pesquisa Científica” (Convidada: Profa. Dra. Germana Belchior – a confirmar)

06/05/2016, às 16h – Tema: “Formação e Avaliação de Juízes no Poder Judiciário Estadual do Ceará” (Prof. Dr. Flávio José Moreira Gonçalves/Esmec)

13/05/2016, às 16h – Tema: “Dez Anos de CNJ: reflexões do envolvimento com a melhoria da eficiência do Judiciário brasileiro” (Prof. Dr. Leonel Gois Oliveira/Esmec)

helio 2
Professores doutores Flávio Gonçalves, Leonel Gois, Hélio Leite e Neto Cisne.
helio e neto cisne
Professores Hélio Leite e Neto Cisne.