Conteúdo

Presidente da Escola Nacional prestigia encerramento do curso Filosofia do Direito

Presidente da Escola Nacional prestigia encerramento do curso Filosofia do Direito

O Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), juiz Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães, esteve na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) nesta sexta-feira (23/03), prestigiando o último dia do curso Filosofia do Direito.

Esta capacitação faz parte da grade de cursos da ENM para o primeiro semestre de 2018 e é a primeira a ser ofertada no ano, justamente na Esmec, que também sediará nos dias 14 e 15 de junho o último curso da ENM no período, “Famílias e Sociedade: aspectos atuais das relações familiares”.

O curso Filosofia do Direito, credenciada junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), aconteceu na Esmec nos dias 22 e 23 de março, teve carga horária de 20 h/a e contou com a participação de 43 juízes cearenses. Atuaram como facilitadores os professores da ENM Antonio Jorge Pereira Júnior (Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo) e Mariana Pimentel Fischer Pacheco (Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco).

Para o juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, Coordenador Geral da Esmec e participante da capacitação, foi “uma honra para a nossa Escola abrir o calendário de atividades acadêmicas da ENM, com esse curso de Filosofia do Direito, e também encerrar o semestre recebendo outro curso da Escola Nacional”.

O juiz Marcelo Piragibe disse que veio ao Ceará “agradecer os professores que ministraram a disciplina, conhecer os alunos e falar um pouco sobre a importância da formação continuada”. O magistrado revelou que a ENM está com 25 cursos já programados para esse ano, alguns a distância, e muitos deles credenciados pela Enfam. Explicou ainda que o curso Filosofia do Direito “nasceu dessa necessidade de se entender melhor uma área que envolve questões caríssimas à atividade judicante”.

.

Memorial

Nesta sexta (23/03), Marcelo Piragibe, acompanhado da desembargadora Cláudia Pires, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, visitou também o Memorial do Judiciário cearense. Eles levaram uma equipe de gravação para filmar o acervo e também ouviram os responsáveis pelo setor. O material redundará em um documentário, que irá integrar um projeto da ENM que pretende fazer o resgate histórico da memória do Judiciário brasileiro.

Na visita ao TJCE os magistrados da ENM estiveram acompanhados pelo Diretor da Esmec, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto; e pelo juiz Ângelo Vettorazzi. Os representantes da Escola Nacional foram recebidos pelo Presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes; e pelo coordenador do Memorial, desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes.

Veja mais informações desta visita no site do TJCE.

                                                                                       Foto: TJCE.