Conteúdo

Plano Estratégico da Rede de Escolas de Governo do Ceará começa a ser discutido na Esmec

Plano Estratégico da Rede de Escolas de Governo do Ceará começa a ser discutido na Esmec

f8
Des. Paulo Ponte é o Coordenador Geral da Rede.

Representantes das instituições que compõem a Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará começaram a discutir, na manhã desta quarta-feira (16/09/15), o Plano Estratégico (PE) da entidade para os próximos dois anos. O evento acontece na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e vai até às 17 horas de hoje.

O desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, Diretor da Esmec, abriu a reunião e sugeriu alguns direcionamentos para a Rede, que poderão nortear o Plano: trabalho em harmonia, resguardando as peculiaridades de cada Escola; objetividade, visando à efetividade das ações; sede itinerante, com espaço para a memória e o acesso às ações da entidade; e que a Rede tenha uma identidade.

f9
Professora Regina Benevides.

A coordenação do PE está a cargo de Regina Estela Benevides de Lima, articuladora de políticas de TI na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará e integrante do GesPública, o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização que visa à gestão pública de excelência, procurando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.

Ela ouviu as expectativas dos representastes das Escolas e mostrou o plano de trabalho. Hoje está sendo apresentada a metodologia do PE, o alinhamento estratégico, o estudo da identidade organizacional (com a construção do mapa de negócio e a definição da missão, visão e dos valores) e o diagnóstico (a partir de ferramentas como árvores de problemas e matriz SWOT). No encontro do dia 23/09 serão definidos os objetivos, o mapa estratégico, as metas e os indicadores da Rede para o biênio, bem como os planos de ação.

.

COMPOSIÇÃO DA REDE

O desembargador Paulo Ponte foi eleito, por aclamação, Coordenador Geral da Rede de Escolas de Governo do Ceará no dia 12 de agosto último, para o biênio 2015/2017, tendo como auxiliares as professoras Maria Hilária de Sá Barreto (Instituto Plácido Castelo), como Coordenadora Adjunta, e Sandra Valéria de Morais Santos (Instituto Escola Superior de Contas), como Secretária. Representam a Esmec na Rede os professores Flávio José Moreira Gonçalves (Assessor Pedagógico), Lara Coe Mota (Diretora da Divisão de Programação e Controle) e Rosângela Maria Evangelista de Melo (Supervisora).

Integram a Rede as seguintes instituições: Escola de Gestão Pública (EGP); Escola de Saúde Pública (ESP); Instituto Escola de Contas e Capacitação Ministro Plácido Castelo (IPC-TCE); Escola Superior do Ministério Público (ESMP); Universidade do Parlamento Cearense (Unipace); Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa-TCM); Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR); Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos de Fortaleza (Imparh); Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE); Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp); Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Esdep) e Esmec.

f11