Conteúdo

Nota de Pesar: falecimento do Prof. Dr. Rui Verlaine

Nota de Pesar: falecimento do Prof. Dr. Rui Verlaine

A Direção, a Coordenação e a Assessoria Pedagógica da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), representando todo o corpo docente, discente e funcional da instituição, lamentam o falecimento, ocorrido ontem (31/01/2016) por volta de meio-dia, do Prof. Dr. Rui Verlaine Oliveira Moreira.

ruy
Prof. Dr. Rui Verlaine

O velório e a missa de corpo presente estão sendo realizados na Funerária Ethernus, localizada na Rua Padre Valdevino, nº 1688 – Aldeota, em Fortaleza.

O sepultamento ocorrerá no Cemitério Parque da Paz, às 11h de hoje (01/02/2016).

Rui Verlaine era graduado em Filosofia – Seminário Provincial de Fortaleza (1965), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense – Itália (1970), mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana – Itália (1969), mestre em Exegese e Ciências Bíblicas – Pontificium Institutum Biblicum de Urbe – Itália (1973), doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense – Itália (1972) e pós-doutorado em Filosofia – Universitat Zu Köln – Alemanha (1984). Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor do Mestrado em Direito Constitucional da mesma instituição e professor do mestrado e doutorado do curso de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de ministrar aulas nos cursos de formação inicial de juízes substitutos, formação continuada e especialização da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Atualmente, atuava como Bolsista Pesquisador Colaborador – BPC pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) junto ao Mestrado e Doutorado em Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tinha larga e rica experiência na área de Filosofia e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, fenomenologia, avaliação educacional, teoria da argumentação, hermenêutica, lógica, epistemologia, filosofia da ciência, ética e bioética.