Conteúdo

Corpo Docente

Corpo Docente

O quadro de docentes do MBA é composto por professores de alto nível, oriundos da FGV, com titulações de especialistas, mestres e doutores nas áreas de sua especialização, com forte vivência profissional, tendo atuado como consultores ou em cargos de gerência e direção.

Veja abaixo a relação de docentes sugeridos pelo programa de MBA, com suas principais qualificações:

Prof. Paulo César Melo da Cunha

Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.Mestre e Especialista em Direito Empresarial pela UCAM. Especialista em Advocacia Pública pela UERJ. Coordenador-Adjunto da Pós-graduação Lato Sensu do FGV Law Program. Sócio do escritório Juruena & Associados – Advogados. Professor da FGV Direito Rio, atuando como responsável pelas disciplinas de Administração Pública Gerencial, Novas Parcerias entre os Setores Público e Privado e Processo Administrativo Regulatório no LLM em Direito do FGV Law Program.

Prof. Henrique Ribeiro Cardoso

Doutor e Mestre em Direito, Estado e Cidadania pela Universidade Gama Filho – UGF Especialista em Direito Constitucional Processual pela Universidade Federal de Sergipe Promotor de Justiça Curador da Fazenda Pública em Sergipe Professor do Mestrado em Direito da Universidade Federal de Sergipe – UFS Professor da Graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Prof. Fernando Ângelo Ribeiro Leal

Doutor em Direito pela Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Doutor e mestre em Direito Público pela UERJ. Coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu e membro do corpo docente permanente do Mestrado em Direito da Regulação da FGV Direito Rio. Professor da Graduação da FGV Direito Rio. Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria e Filosofia do Direito e Direito Constitucional, especialmente nos temas: metodologia do direito, teoria dos princípios, teoria da Constituição e interpretação constitucional, princípios da administração pública, desenhos institucionais, relações entre direito e ciência e aspectos constitucionais e teóricos da regulação.

Prof. João Felipe Rammelt Sauerbronn

Professor Adjunto do PPGA da Unigranrio e Bolsista FAPERJ (Jovem Cientista do Nosso Estado). Pesquisador Visitante do Instituto Internacional de Investigação Qualitaitva da Universidade do Illinois Urbana-Champaign. Doutor em Administração pela EBAPE/FGV-RJ (2007), Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV-RJ (2002) e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Professor dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração e na Graduação em Administração. Membro do Conselho Editorial da Revista Interdisciplinar de Marketing – RIMAR, Editor Associado dos periódicos Revista de Administração de Empresas – RAE e Sociedade, Contabilidade & Gestão – SC&G. Avaliador ad hoc dos periódicos Cadernos EBAPE, RAC, RAM, ReMark, Oganização & Sociedade e Adm.MADE. Desenvolve estudos sobre consumo e mercados e sobre relações entre marketing, políticas públicas e comunicação institucional do setor público. Autor de artigos científicos publicados em periódicos e anais de congressos nas áreas de marketing, administração pública, estratégia e ensino e pesquisa em administração.

Prof. Mauriti Maranhão

Mestre em Ciências (EFEI-1979), Estatístico (ENCE-1972) e Enge¬nheiro Mecânico e Industrial (IME-1973). Formou-se, em1964, pela AMAN, permanecendo no serviço ativo até 1987, no exercício de atividades industriais de defesa. Trabalha há mais de quarenta anos em atividades pertinentes à gestão da qualidade, tendo vivencia¬do (execução, gestão ou consultoria), os mais diversos processos industriais e de serviços. Ministrou e ainda ministra aulas de gra¬duação e pósgraduação, dentre outras, nas seguintes instituições: USP, UNESP, CTA, IME, FGV Direito Rio, UFF, UNIFA e CEFET. Forjou sólida e eclética experiência profissional, complementada com especialização na França e na Inglaterra. Consultor de organizações públicas e privadas, com experiência em controle estatístico de processo, sistemas de gestão (ISO 9001, QS-9000, ISO 14001, ISO 26000), gestão organizacional, modela¬gem de processos de trabalho, logística e planejamento estratégi¬co. Realizou trabalhos de consultoria, dentre outras, nas seguintes instituições: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro; Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; Tribunal Regional do Tra¬balho 1a Região; Ministério Público do Rio de Janeiro; Escritório de Advocacia Zveiter; FIOCRUZ; Conselho de Contribuintes da SEFAZ/RJ; ECAD; MEK Engenharia; Chocolates Nestlé (Garoto); FURNAS; ANVISA; Programa Delegacia Legal/Polícia Civil do RJ; CNI; SANEAGO; PETROBRAS; ALCOA; VIBRACOUSTIC; Mane do Brasil; EXPLO; Instituto de Pesquisas da Marinha; IMBEL e Se¬cretaria da Fazenda/RJ.

Prof. Luiz Lourenço de Mello Filho

Mestre em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense. Professor da Faculdade de Administração da Universidade Federal Fluminense e da Fundação Getulio Vargas. É autor de softwares especialistas na área de Gestão Documental e atua como Consultor de Tecnologia da Informação e de Sistemas de Gestão Estratégica em diversas Organizações, tais como TRT, TJ, e MP do Rio, Fundação Getulio Vargas, SMTU, DETRAN/RJ, UERJ/NUSEG, Souza cruz, IPLANRIO/ Instituto Pereira Passos /UNI-RIO/Fundação Pro UNI-RIO, FLUMITRENS/UNIRIO/ Fundação Pro UNI-RIO., DETRO/RJ – Departamento de Transportes Rodoviários do RJ, entre outras.

Prof. André Freitas

Consultor em Gestão Empresarial com grande vivência em Gestão de Pessoas por Competências, Gestão por Processos de Trabalho e projetos de Reestruturação Organizacional. Tem Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ) e em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia (ILACE/SP), além de graduação em Engenharia (UNITAU/SP). É professor da Fundação Getulio Vargas – FGV/RJ nos MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão de Novos Negócios (orientação ao TCC), bem como no MBA de Gestão de Processos (Fundamentos em Gestão de Processos). É professor da FGV Direito/Rio (Gestão por Competências). É professor do IBMEC/RJ no CBA em Gestão por Processos de Trabalho (Gestão Estratégica de pessoas). Foi professor nos MBA da Universidade Federal Fluminense – UFF (Gestão de Projetos e Gestão de Competências). Foi professor da ESPM/RJ (Planejamento Estratégico de Marketing, Ambiente Empresarial e Workshop de Criatividade). Também foi professor de outras instituições de ensino, em diversas disciplinas tais como, Formação de Consultores Empresariais, Ferramentas de Projeto, Estratégias e Técnicas de Negociação. É professor do IDEMP (Gestão por Competências). Atuou como Consultor na FGV Projetos, onde participou da coordenação de diversos projetos de reestruturação organizacional. Sua trajetória profissional inclui a passagem pela Coopers & Lybrand Consultores Ltda (atualmente PWC). onde desenvolveu e implementou a Consultoria em Gestão Empresarial no escritório do Rio de Janeiro Dentre as organizações públicas e privadas para as quais já prestou serviços de consultoria em Gestão de Pessoas, Gestão de Processos, Reestruturação Organizacional e Gestão de Projetos, destacam-se: • Na iniciativa privada: Editora Atheneu, GSK, FININVEST, CETIP, Mercedes Benz do Brasil, GR Serviços de Alimentação, PREVI, KLÜBER Lubrication, L’ORÉAL, Linhas Corrente, GLOBOSAT, Rede GLOBO, GLOBOPAR, Produtos ROCHE, BVQI, Fleischmann & Royal, Mannesmann-Demag, Merck, Becton Dickinson e SENAC-SP e RJ, entre outras. • Na administração pública: TJ/MT, Poder Judiciário/RJ, TRE/RJ, TJ/BA, TRT/AL, FIOCRUZ, TRE/PE, TRT/RJ, MP/RJ, SERPROS e SABESP, entre outras. É coautor do livro A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro – Projeto de Fortalecimento e Modernização da Gestão, editado pela FGV/RJ. Ministra palestras e treinamentos sob seguintes temas: Gestão de Pessoas por Competências; Avaliação de Desempenho por Competências; Gestão de Processos de Trabalho e Negociação.

Profa. Celisa Gonçalves Rocha

Bacharel em Administração pela EBAP/FGV (1981). Master em Administração pela Coppead/UFRJ. Experiência profissional de 20 anos consolidada em e com empresas de grande porte. Durante os últimos 13 anos atua como Consultora de Organizações na Factor do Brasil Consultoria de Empresas em técnicas de avaliação e desenvolvimento de pessoas, desenho e aplicação de modelos de gestão, em empresas do porte da Price Waterhouse, Petrobrás Distribuidora, Banco Itaú, Cargill, Ceras Johnson, Detran- RJ, Oi, Medial, Icatu Hartford, Contax e TIM, dentre outras.

Prof. Everaldo Tadeu Villa de Camargo

Especialista em Controladoria, Auditoria e Tributos pela FGV, Administrador de Empresas e Contador pela FIG-UNIMESP. Cursou mestrado em Ciências Contábeis pela FECAP tendo concluído todos os créditos e cursa, atualmente, Mestrado em direção estratégica de empresas na Universidad Europea del Atlantico. Sua experiência profissional inclui os cargos de Diretor Executivo da Acharya Brasil Auditoria e Consultoria Ltda.; Vice Presidente de Finanças e Administração da EFACEC do Brasil Ltda., Diretor Executivo de Finanças da BEVAP – Bio Energética Vale do Paracatu, Gerente Geral da Transchile Charrua Transmision S/A; Diretor Financeiro e de Controladoria da VATECH Transmissão e Distribuição Ltda.; Gerente Geral de Administração e Finanças da Siemens Ltda. – negócios de energia elétrica; Diretor Superintendente da AVM Auto Equipamentos Ltda.; Controller Corporativo das Transmissoras Brasileiras de Energia; Gerente de Controladoria da ABB Ltda. – sistemas de transmissão. Atuou em vários setores da economia e no setor elétrico por mais de 20 anos.

Profa. Maria Elisa Bastos Macieira

Mestre em Administração pela EBAP/Fundação Getulio Vargas. Administradora pela EBAP/FGV. Coautora dos Livros: “O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho” e “A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro” e “Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias”. Autora do Curso “Gestão do Poder Judiciário” da FGV Online. Professora do MBA e Mestrado Profissionalizante da FGV-Direito; do MBA de Gestão Empresarial da FGV Management; do MBA em Administração Judiciária da FGV; UFF/Universidade da Força Aérea. Especialista em Modelagem de Processos, Certificação ISO 9000:2000, Sistemas de Documentação e Planejamento Estratégico. Realizou trabalhos nas seguintes Instituições: TRE-RJ, Eletrobras, Fiocruz, MEK Engenharia, ECAD, Conselho de Contribuintes da Secretaria de Fazenda do RJ, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região, Ministério Público do Rio de Janeiro, Chocolates Garoto, FURNAS, ANVISA, Programa Delegacia Legal/Polícia Civil do RJ, SMTU, FLUMITRENS, DETRAN/RJ, IPLAN/RIO, DETRO/RJ, Ministério da Saúde, SNEA, Generali Seguros, Stolt Comex, FININVEST. Ministrou treinamento para as seguintes Instituições: TRT/CE, TRE-RJ, TJES, TRT/RS, TRF/RS, TJRS, TRE/ES, TRF/4ª Região, TRT/GO, TRT/SC, ESAD, TRE/DF, TCU, Prefeitura do RJ, Vale do Rio Doce, SENAI/GO, SEBRAE/RO, entre outras.

Prof. Jessé Torres Pereira Júnior

Especialista em Direito Público (UFRJ). Graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1964-1968). Delegado do governo brasileiro à Conferência Internacional de Estados sobre a propriedade intelectual (Genebra- Suíça, 1971). Bolsista em curso sobre políticas sociais, no Centro Internacional da Infância (Paris, França, 1974). Participante do X Congresso Internacional sobre a proteção da infância e da adolescência (Montreal, Canadá, 1978). Colaborador da Enciclopédia Saraiva do Direito (1972-1979). Presidente da Fundação Estadual de Educação do Menor do Rio de Janeiro (1979-1983). Ingressou na magistratura de carreira do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em 1984. Exerceu o magistério de Direito Administrativo e de Direito Constitucional em Faculdades de Direito privadas (1977-92) e em cursos preparatórios de candidatos ao ingresso em carreiras jurídicas superiores (1985-98). Leciona na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, em temas de Direito Público (desde 1991), sendo seu professor emérito (desde 2012). Membro de bancas examinadoras de Direito Administrativo em concursos para o ingresso em carreiras jurídicas – Procuradorias do Estado, de Municípios e do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (1998-2015), Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (2001-2006) e Senado Federal (2012). Conferencista, painelista, expositor ou relator em cursos, seminários e congressos, regionais, nacionais ou internacionais, sobre processo administrativo, controles da Administração, licitações, contratações e responsabilidade civil da Administração Pública, promovidos por Tribunais de Justiça, Tribunais de Contas, Órgãos e Entidades da Administração Pública, Universidades e Instituições de Ensino (desde 1985). Regente de cursos sobre licitações e contratações da Administração Pública, em eventos nacionais, regionais ou locais (desde 1989). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (desde 1994) e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (desde 1996). Editor da Revista Cidadania e Justiça, da Associação dos Magistrados Brasileiros (1998-2002). Membro do Conselho Editorial da Revista da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (desde 2001). Membro dos Conselhos Editoriais da Revista Fórum de Contratação e Gestão Pública e da Revista Fórum Administrativo (desde 2004); das Revistas Síntese, do Grupo IOB, desde 2011; do Boletim de Licitações e Contratos, da Editora NDJ, desde 2011. Sócio emérito do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil/IBRC (desde 2003). Coordenador dos cursos de pós-graduação, lato senso, em Direito Administrativo, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (desde 2012) e da Escola de Administração Judiciária (desde 2013). Membro eleito do Órgão Especial do TJ/RJ ( 2013-2015). Professor Visitante, em Cursos de Especialização, da Fundação Getúlio Vargas (desde 2014). Membro do Conselho de Sustentabilidade do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2016- 2017).