Conteúdo

Magistrados prestigiam comemorações dos 20 anos da Revista Themis e o lançamento do volume 15.2

Magistrados prestigiam comemorações dos 20 anos da Revista Themis e o lançamento do volume 15.2

Os 20 anos de criação da Revista Themis foram comemorados na noite da última sexta-feira (01/12), com a presença de magistrados, servidores do Judiciário estadual e colaboradores da publicação. O evento aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), e foi conduzido pelo desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, Diretor da Instituição.

Prestigiaram a solenidade os desembargadores Fernando Luiz Ximenes Rocha, Vera Lúcia  Correia Lima, Durval Aires Filho, Tereze Neumann Duarte Chaves, José Tarcílio Souza da Silva, Francisco Mauro Ferreira Liberato e Ademar Mendes Bezerra (aposentado).

O desembargador Heráclito Vieira fez uma apresentação geral da Revista, falou de sua importância para a magistratura cearense e destacou o empenho dos ex-dirigentes da Esmec que, ao longo desses 20 anos, procuraram manter e aperfeiçoar o periódico, que hoje chega a um nível de excelência reconhecido nacionalmente. Um exemplo desse reconhecimento está na recente obtenção do selo Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Além das comemorações pelas duas décadas da Themis, o evento foi marcado pelo lançamento da mais recente edição do periódico: o volume 15.2 (relativo ao segundo semestre de 2017). Houve também a apresentação de um vídeo com um breve histórico sobre a Revista.

O juiz coordenador da Esmec, Ângelo Bianco Vettorazzi, discursou sobre o novo volume da Themis, mas fez também menção à criação da Revista, em 1997, citando algumas transformações importantes pelas quais passou o periódico, ao longo dos anos, tais como: obtenção do ISSN; mudança de periodicidade em 2010 (de semestral para anual) e a volta à semestralidade esse ano; indexação internacional na plataforma Latindex (em 2012); criação da versão eletrônica do periódico (site no sistema SEER); conquista do selo Qualis no início de 2017; e atualização do Conselho Editorial do periódico, dentre outros aperfeiçoamentos.

Acesse aqui, na íntegra, o discurso do Coordenador.