Conteúdo

Magistrado cearense ministra palestra em seminário sobre armas pequenas na Colômbia

 A importância do Judiciário no marco da luta contra o comércio ilícito e a proliferação de armas de fogo e a redução da violência armada será o tema da palestra a ser ministrada pelo juiz Roberto Jorge Feitosa durante VI Seminário sobre armas pequenas e ligeiras, a ser realizado em Cartagena das Índias, na Colômbia. No evento, que acontece entre 16 e 20 de fevereiro, o ex-coordenador geral da ESMEC e presidente da Rede Latino-americana de Juízes (REDLAJ) vai expor o caso do Brasil, tratando especificamente da realidade no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O seminário, uma co-realização da Agencia Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento AECID e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) cujo objetivo é promover o desenvolvimento e eliminar a pobreza no mundo, busca dar seguimento a aplicação regional do Programa de Ação das Nações Unidas sobre armas pequenas e ligeiras e de outros instrumentos internacionais e regionais tais como o Protocolo de Armas de Fogo, a Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento e o Projeto de Tratado Internacional de Comercio de Armas (ATT).

Na opinião de Roberto Jorge Feitosa, o evento é especialmente importante, pois reúne o pensamento de vários setores da sociedade. “Representarei a visão e o papel da magistratura no combate ao armamento”. “ONGS, expertos governamentais e não governamentais, juristas, políticos e a sociedade civil estarão presentes ao seminário, falando de suas experiências e dando suas contribuições”, explica o presidente da REDLAJ.

O juiz destaca a riqueza das contribuições do evento. “A idéia de mesclar pensamentos é fundamental para tornar a discussão mais ampla, com a observação dos diversos aspectos e impactos que o comércio ilícito de armas causa à sociedade”, volta a ressaltar. Roberto Jorge também participou do Seminário sobre Violencia Armada realizado no ano passado em Antigua, Guatemala.

 

Serviço:

VI Seminário sobre Armas pequenas e ligeiras

Data: 16 a 20 de fevereiro

Local: Centro de Formación de Cartagena de Indias, Colômbia.

Realização: Agencia Espanhola de Cooperação Internacional e

Desenvolvimento – AECID e Programa das Nações Unidas para o

Desenvolvimento (PNUD).

 

Fonte: Rede Latino-Americana de Juízes (REDLAJ), www.redlaj.org