Conteúdo

Livro do Des. Durval Aires e nova edição da Revista Themis serão lançados nesta quinta-feira – Notícia repercute nos jornais

Livro do Des. Durval Aires e nova edição da Revista Themis serão lançados nesta quinta-feira – Notícia repercute nos jornais

durval livroSerá lançado no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), nesta quinta-feira (05/02), às 17 horas, o livro “Onze Contos Reais”, do desembargador Durval Aires Filho.  A apresentação do autor será feita pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, Diretor da Esmec no biênio fevereiro/2013 – janeiro/2015. 

Na mesma ocasião, haverá também o lançamento do volume 12 da Revista Themis, periódico científico da Esmec. A apresentação da edição estará a cargo da desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, Presidente do Conselho Editorial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Com a publicação desta edição da Themis, referente ao ano de 2014, a Revista tem sua periodicidade regularizada, requisito fundamental para a Esmec pleitear o Qualis, que é o selo de classificação de periódicos científicos mais importante do País, conferido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). A regularização foi uma das metas do Des. Haroldo Máximo, inclusa no seu discurso de posse, proferido no dia 05/02/2013.

Themis12O volume 12 da Themis traz dois recordes importantes: tem 604 páginas (a média das últimas edições vinha sendo de 400) e 26 artigos (a média era de 17) e uma resenha. Os textos são, em sua maior parte, de magistrados (como a desembargadora Gizela Nunes da Costa e os juízes Aluísio Gurgel e Jorge Di Ciero), servidores e assessores do Tribunal de Justiça do Ceará, todos professores da Esmec.

A edição traz ainda um artigo do professor Hélio Leite, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-secretário geral do Tribunal de Justiça (TJCE), que fala da capacitação de magistrados no Judiciário estadual. O texto é uma síntese de sua tese de doutoramento, cujo tema também inspirou o professor Flávio Moreira Gonçalves, Assessor Pedagógico da Esmec, em sua tese, defendida recentemente na Faculdade de Educação da UFC.

 

durval
Foto: Marília Camelo

FICÇÃO

O segundo livro ficcional do desembargador Durval Aires Filho (foto) foi lançado inicialmente em dezembro de 2014, na 7ª Câmara Cível, da qual é Presidente. Também foi palco do lançamento de “Onze Contos Reais” a Bienal do Livro, ocorrida no Centro de Eventos do Ceará.

O livro de estreia do magistrado foi “O Homem do Globo e Outros Contos” (2008). Em sua nova obra, Durval Aires lança mão da observação de fatos do cotidiano da cidade. Os contos mesclam o ficcional com o factual.

Em entrevista concedida ao jornal Diário do Nordeste (em 16/12/14), o desembargador disse que a obra se constitui de ”contos urbanos, histórias sujas, da cor do carbono”. A história gira em torno do próprio narrador, suas observações e digressões. “Nesse caso, misturo o conto com elementos da crônica, essencialmente voltada ao cotidiano”, observa.

 

REPERCUSSÃO

Os meios de comunicação vêm repercutindo o evento. Os lançamentos foram destacados na edição desta quinta-feira (05/02) dos jornais O Povo e O Estado (clique nas imagens abaixo para ampliá-las).

clip050215 b   clip050215 a

 

SERVIÇO

Lançamento do livro Onze Contos Reais (Expressão Gráfica, 2014, 120 páginas) e da Revista Themis (publicação da Esmec)

Quando: dia 5 de fevereiro, às 17 horas

Local: auditório da Esmec – entrada franca

Mais informações: (85) 3492.9100 – esmec@tjce.jus.br