Conteúdo

Juízes do Ceará participam de curso na Enfam

Juízes do Ceará participam de curso na Enfam

 Teve início na última segunda-feira (01/08/16), prosseguindo até sexta, o módulo 1 do Curso de Formação de Formadores (FoFo), que acontece em Brasília, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Em vagas destinadas à Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), participam da capacitação os Juízes de Direito: Jovina D’Ávila Bordoni, Teresa Germana Lopes de Azevedo e Francisco Eduardo Fontenele Batista. A indicação dos magistrados foi deferida pelo desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, Diretor da Esmec, e publicada na edição do Diário da Justiça da última sexta-feira (29/07).

Esta primeira fase do curso compreende o eixo Formação Sistematizada/Pedagógica – Nível 1, sendo estudada no Módulo 1 a temática “Fundamento para a docência”, através de assuntos como: análise sobre o exercício para a docência no contexto da magistratura; especificidades do aprender e do ensinar; sistematização e a intencionalidade no desenvolvimento de ações educativas; e planejamento de ensino.

Os alunos magistrados serão orientados pelos seguintes formadores: o desembargador Roberto Portugal Bacellar, do Tribunal de Justiça do Paraná; a juíza federal Cintia Brunetta, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região; o juiz federal Vladimir Santos Vitovsky, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; o pedagogo Erisevelton Silva Lima, doutor em Avaliação pela Universidade de Brasília e mestre em Educação na área de Política e Administração Educacional pela Universidade Católica de Brasília; a pedagoga Marizete da Silva Oliveira, coordenadora de Planejamento e Avaliação de Ações Pedagógicas da Enfam; e a pedagoga Maria Eveline Pinheiro, mestre em Educação pela Universidade de Brasília.

Essa é a segunda turma do Fofo realizada pela Enfam desde a reestruturação do curso, resultado de estudos desenvolvidos pela equipe técnica da Escola Nacional com a participação das demais escolas de formação de magistrados. A nova estrutura está sendo avaliada pela Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam.

A Formação de Formadores teve sua carga horária aumentada de 40 para 100 horas-aula, distribuídas em dois módulos de 40 horas cada e mais 20 horas destinadas à atividade orientada, que consiste no planejamento e no desenvolvimento de ação formativa organizada com base no trabalho realizado no módulo 1.

Módulo 2

O Módulo 2 do curso (Desenvolvimento de ações educacionais) acontece de 12 a 16 de setembro, também em Brasília. Os magistrados que já tenham cursado o primeiro módulo puderam se inscrever até o dia 1º de agosto, conforme o Edital n 01/2016 da Esmec.

Para os magistrados cearenses que ainda pretendam fazer o curso de Formação de Formadores, a Enfam estará reofertando o Módulo 1 no período de 17 a 21 de outubro e o segundo módulo de 7 a 11 de novembro. Os interessados devem formular requerimento de indicação para ocupar vaga reservada à ESMEC até 30 dias antes do término do prazo das inscrições divulgado pela Enfam e que consta do Edital.

Com informações do site da Enfam (http://www.enfam.jus.br/2016/07/formacao-de-formadores-em-agosto-na-enfam).