Conteúdo

Inscrições abertas para curso “Formação de Formadores no Contexto da Magistratura – Módulo 1, Nível 1”

Inscrições abertas para curso “Formação de Formadores no Contexto da Magistratura – Módulo 1, Nível 1”

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) abre inscrições para o curso “Formação de Formadores no Contexto da Magistratura – Módulo 1, Nível 1”, com as tutoras Liliane Campos Machado e Rosângela Maria Evangelista de Melo. A formação acontecerá nos dias 31 de janeiro a 10 de fevereiro, na modalidade Educação a distância (EaD).

Poderão se inscrever magistrados, servidores do Poder Judiciário e demais professores docentes da Esmec, atuantes no planejamento e execução de ações de formação dos juízes. A ação educacional tem como objetivo a capacitação para atuar como formadores e multiplicadores, com conhecimento e saberes, com enfoque nas competências e habilidades ligadas à prática docente. 

O curso tem carga horária de 24h/a, com três encontros remotos em tempo real e atividades  assíncronas em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Confira aqui o calendário das atividades

As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de janeiro através do formulário eletrônico e concluídas pelo Sistema Educa Enfam. Ao efetuar a inscrição, o educando será direcionado automaticamente para a lista de espera. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, serão observados os critérios presentes no artigo 35 do Regimento Interno da Esmec.

Ressalta-se que a formação é credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), para fins de promoção de carreira. 

Sobre as formadoras:

Liliane Campos Machado: Diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília UnB (gestão 2018 – 2022). Professora Associada I da Universidade de Brasília. Pós-Doutorado em Educação pela UnB (2011). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia UFU (2009). Mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFETMG (2002). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes (1996).

Rosângela Maria Evangelista de Melo: Pós-Graduada em Psicologia aplicada -Psicopedagogia, pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Habilitação em Orientação Vocacional, pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Professora tutora da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí-EJUD e da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará-ESMEC. Integrante do banco nacional de tutores e formadores da Enfam. 

Conteúdo programático: 

  • Diretrizes da Enfam para a formação de magistrado.
  • Saberes e competências.
  • Emprego do método ativo na formação do magistrado.
  • Elementos do plano de aula, com foco no contexto da magistratura. 

Serviço

Curso: Formação de Formadores no Contexto da Magistratura – Módulo 1, Nível 1

Formadoras: Liliane Campos Machado, Dra; Rosângela Maria Evangelista de Melo, Esp.

Carga horária: 24h/a

Modalidade: Educação à Distância

Realização: 31 de janeiro a 10 de fevereiro

Público-alvo: Magistrados, servidores do Poder Judiciário e demais professores docentes da Esmec, atuantes no planejamento e execução de ações de formação dos juízes.

Período de inscrição: 12 a 22 de janeiro

Link para inscrição: https://spes.tjce.jus.br/index.php/522636?lang=pt-BR