Conteúdo

II Curso Brasileiro Interdisciplinar de Direitos Humanos acontece de 6 a 17 de maio

O II Curso Brasileiro Interdisciplinar de Direitos Humanos será realizado de 6 a 17 de maio, no Hotel Blue Tree, em Fortaleza, com o tema “Acesso à justiça e segurança cidadã”. As pré-inscrições devem ser feitas até 18 de março.
A promoção é do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH) e seu Escritório Regional para a América do Sul em Montevidéu, em parceria com o Centro de Estudos e Treinamento da Procuradoria Geral do Estado do Ceará e a Universidade de Fortaleza (Unifor). O curso tem o apoio da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
O Curso objetiva ser um espaço acadêmico de capacitação e diálogo, de intercâmbio de experiências e elaboração de propostas de ações tendentes à busca de soluções para os problemas de Direitos Humanos do Brasil. Conta com professores brasileiros e estrangeiros e enfoca prioritariamente o estudo, reflexão e elaboração de propostas acerca dos instrumentos e mecanismos do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e sua conexão com a realidade e as normativas do Brasil.
O Curso combina conferências magnas, painéis de especialistas, mesas de discussão, oficinas temáticas, estudos de casos, e muito mais, com vistas à elaboração de propostas de ação e espaços de recapitulação para fortalecer a visão de continuidade.
Pela natureza interdisciplinar do Curso, espera-se a participação de pessoas provenientes de diversos setores e disciplinas do continente americano que tenham vínculos acadêmicos ou profissionais com o eixo temático de Acesso à Justiça, Direitos Humanos e combate à pobreza.
A proposta acadêmica do Curso será especialmente oportuna para a capacitação de operadores de justiça; funcionários governamentais que trabalhem com temas de direitos humanos (escritórios de Ombudsman, Defensorias Penais Públicas, Procuradorias, comissões presidenciais e secretarias de direitos humanos); institutos de investigação social, política e jurídica; entidades da sociedade civil vinculadas ao campo, universidades, organismos internacionais e agências de cooperação.

INSCRIÇÕES, PROGRAMAÇÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES PODEM SER OBTIDAS NOS SITES ABAIXO:

http://direitosemcurso.wordpress.com
www.ibdh.org.br
www.pge.ce.gov.br
www.unifor.br/ppgd