Conteúdo

Grupo de Pesquisa “Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário” inicia as atividades na Esmec

Grupo de Pesquisa “Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário” inicia as atividades na Esmec

Neste mês de março aconteceram as primeiras reuniões e atividades acadêmicas do Grupo de Pesquisa ““Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário”, da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

Cadastrado no Diretório Geral de Pesquisas (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), o grupo está organizado em três linhas de pesquisa distintas, que exploram diferentes temáticas:

Linha 1: Políticas Públicas, Sociedade e Sistema de Justiça, sob a coordenação do Prof. Dr. Flávio José Moreira Gonçalves.

Linha 2: Direitos Humanos sob a coordenação da Profa. Dra. Mércia Cardoso de Souza

Linha 3: Gestão Pública, Inovação e Poder Judiciário, sob a coordenação do Prof. Dr. Leonel de Oliveira Gois.

As primeiras reuniões de cada linha de pesquisa deste ano iniciaram-se com discussões gerais para a escolha dos temas para apresentações em eventos, distribuição das tarefas de projetos de pesquisa que já estavam em andamento e apresentação da metodologia de investigação adotada. Também foi esclarecida para os participantes a importância de manter uma elevada e qualificada produção acadêmica e que, para isso, os participantes deverão participar de eventos da área com apresentação de trabalhos, informando as atividades desenvolvidas por meio da atualização constante do currículo na Plataforma Lattes, de onde são extraídas as informações que alimentam as estatísticas de produtividade do grupo.

As reuniões de cada linha são restritas aos estudantes e pesquisadores que se dedicam às temáticas e, excepcionalmente, poderão ser convidados magistrados, professores, pesquisadores e palestrantes de outras instituições que desenvolvam trabalhos nas áreas de estudo. Para conhecer o calendário de reuniões deste semestre, clique aqui.

Para este ano, sem prejuízo das produções individuais de cada membro do grupo de pesquisa, foi estabelecida como meta a ser alcançada isoladamente por cada linha, a publicação de pelo menos uma produção acadêmica coletiva, decorrente das pesquisas realizadas nas temáticas específicas pesquisadas.

Mais informações: http://esmec.tjce.jus.br/grupo/ ou  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/329570