Conteúdo

Grupo de Pesquisa da Esmec debateu a contribuição do CNJ para a melhoria do Judiciário brasileiro

Grupo de Pesquisa da Esmec debateu a contribuição do CNJ para a melhoria do Judiciário brasileiro

leo pesquisa
O Prof. Dr. Leonel Gois Lima Oliveira, Auditor de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), deu continuidade aos encontros do Grupo de Pesquisa da Esmec, na última sexta-feira (20/05/16), discutindo o tema “Dez anos de CNJ: reflexões do envolvimento com a melhoria da eficiência do Judiciário brasileiro”. 

Para um melhor aproveitamento de sua explanação, o prof. Leonel recomendou a leitura dos arquivos abaixo:

Apresentação

10 anos de CNJ

.

O Grupo de Pesquisa “Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário” promove reuniões periódicas, sempre às sextas-feiras, a partir das 16h, nas quais são apresentados e discutidos os resultados das pesquisas em andamento e dos projetos de pesquisa concluídos, por parte de professores da Esmec ou convidados, além de abrir espaço para a discussão de novos problemas de pesquisa, questões metodológicas e epistemológicas.

Em cada reunião, um expositor dispõe de até 20 minutos para abordar a temática da sua pesquisa e os 40 restantes são destinados a debates e discussões. Os interessados em participar devem enviar e-mail para pesquisaesmec@gmail.com. Os alunos do Mestrado da Esmec/Uece, em especial, estão sendo convocados a participar de todos os encontros.

Está sendo providenciado o cadastro do Grupo junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Já foram debatidos os seguintes assuntos nos encontros realizados: Caminhos para a Institucionalização da Pesquisa numa Instituição de Ensino (Raphael de Jesus Campos de Andrade); Pesquisa Fenomenológica em Escolas de Magistratura (Raimundo Hélio Leite); A Ausência do Poder Judiciário como Objeto de Pesquisa da Administração (Leonel Gois Oliveira); Dimensões do Conhecimento no Poder Judiciário (Francisco Josênio Camelo Parente); Inovações do Poder Judiciário Cearense na Atual Gestão (José Joaquim Neto Cisne); Formação e Avaliação de Juízes no Poder Judiciário Estadual do Ceará (Flávio José Moreira Gonçalves); e Poder Judiciário e Complexidade: desafios e perspectivas (Germana Parente Neiva Belchior).

.
Próximos debates:

03/06/2016, às 16h – Tema: “Pensamento Constitucional Brasileiro” (Prof. Dr. Martônio Mont’Alverne Barreto Lima/Unifor)

10/06/2016, às 16h – Tema: “Cultura Organizacional e Gestão por Processos: reflexões acerca da virtualização do judiciário cearense” (Prof. Dr. João Paulo Braga/Esmec)

24/06/2016, às 16h – Tema: “Análise de Jurisprudência sobre Tráfico de Pessoas” (Profa. Ma. Mércia Cardoso de Souza/Esmec)

.
Mais informações: (85) 3218.6188 / 6157