Conteúdo

Faculdade de Direito sedia discussão sobre Projeto de Lei da Comissão da Verdade

A Faculdade de Direito da UFC está com inscrições abertas para Torneio Erístico sobre o tema “Projeto de Lei que cria a Comissão da Verdade no Brasil”. Agendada para o dia 19 de novembro, às 14h, a competição consistirá em debates com equipes pré-inscritas, com posicionamentos divergentes sobre a Comissão.
A Comissão da Verdade deverá apurar e esclarecer fatos graves de violação de direitos humanos ocorridos no Brasil, de 1946 até o final da ditadura militar. O local de realização da atividade será o Anfiteatro Prof. Willis Santiago Guerra daquela Unidade Acadêmica (Rua Meton de Alencar, s/n – Centro).
O público-alvo do evento são alunos, professores, funcionários e convidados da UFC e de outras Instituições de Ensino Superior. Para inscrever-se, é preciso enviar e-mail para gteia2010@gmail.com, com os nomes e contatos dos membros das equipes (até dois representantes). A equipe vencedora será premiada com diversos livros jurídicos e períodicos científicos da área.
O torneio tem como objetivo desenvolver as habilidades argumentativas dos participantes com o debate de temas polêmicos e interdisciplinares, que sejam do interesse da sociedade. Outra intenção é ampliar o interesse dos estudantes pelas disciplinas teóricas e propedêuticas do Curso de Direito.
A metodologia usada consistirá em sorteio, minutos antes da competição, dentre os estudantes inscritos para serem debatedores (os quais já deverão ter estudado previamente o tema). Os escolhidos terão que apresentar argumentos contra e a favor do Projeto de Lei. Os espectadores apontarão os vencedores.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no blog dos Grupos de Estudos Transdisciplinares e Interinstitucionais. Acesse o link dos G-TEIAS.