Conteúdo

Ex-coordenadores da ESMEC defenderam dissertações de Mestrado

Os magistrados Washington Luis Bezerra de Araújo e Marcelo Roseno de Oliveira, ex-juízes coordenadores da ESMEC, defenderam suas dissertações de mestrado na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) durante o corrente mês.

Washington Luís Bezerra de Araújo defendeu o trabalho intitulado “Sistema Representativo Brasileiro: análise crítica das instituições representativas”. A banca examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Martônio Mont’Alverne (Orientador, UNIFOR), o Prof. Dr. Francisco Luciano Lima Rodrigues (UNIFOR/UFC) e o Prof. Dr. Juvêncio de Vasconcelos Viana (UFC). Foi a 130ª sessão de defesa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sessão que ocorreu em 27/08/2009 (quinta), às 19h, no Auditório A-1 da Universidade.
“O sistema jurisdicional de controle das eleições: virtudes e vícios do modelo constitucional brasileiro de apuração da verdade eleitoral” é o título da dissertação do magistrado Marcelo Roseno de Oliveira,  sustentada oralmente na 131ª sessão de defesa do programa, a ocorrer no dia 28/08/2009 (sexta), às 9h no Auditório A-04 da UNIFOR, sob a orientação do Prof. Dr. José Filomeno de Moraes Filho (UNIFOR). Compondo a banca examinadora, estaravam a Profª. Drª. Gina Vidal Marcilio Pompeu (UNIFOR) e o Prof. Dr. Menelick Carvalho Netto (UnB).

Em 21/08/2009, às 9h30min, aconteceu também a defesa de mestrado da dissertação intitulada “Democracia no Poder Judiciário: ficção e realidade?”, trabalho desenvolvido pelo magistrado Everardo Biermann sob a orientação do Prof. Dr. José Filomeno de Moraes (UNIFOR) e que contou com a participação, na banca examinadora, do Prof. Dr. Newton Albuquerque (UNIFOR) e do Prof. Dr. João Luis Nogueira Matias (UFC).

Considerando a relevância sócio-política das temáticas objeto dos trabalhos apresentados, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito enviou convite para toda a comunidade acadêmica da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), extensivo aos que têm interesse nas temáticas, para que pudessem acompanhar as sessões públicas de defesa dos trabalhos perante as bancas examinadoras.

Todos os trabalhos apresentados foram muito elogiados pelos componentes das bancas examinadoras, obtendo aprovação com notas máximas.