Conteúdo

Evento na Esmec debate a democracia, seus desafios e possibilidades

Evento na Esmec debate a democracia, seus desafios e possibilidades

Em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) recebeu em seu auditório na última sexta-feira (26/07) e nesta quarta-feira (31/07) duas palestras que compuseram a programação do evento “Democracia: desafios e possibilidades”.

No dia 26, os professores Dr. Federico Finchelstein e Dr. Leonardo Avritzer expuseram e debateram o tema “A Crise da Democracia e o Avanço do Populismo de Direita”. A abertura do evento foi realizada pelo Diretor da Esmec, o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, com a presença do Prof. Dr. Horácio Frota, Coordenador do Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas da Uece, sendo o debate mediado com o Prof. Dr. Fábio Gentile, Coordenador do Mestrado e Doutorado em Sociologia da UFC.

A palestra “Democracia e Populismo de Direita”, ministrada pelo Dr. Leonardo Avritzer encerrou a programação do evento. Alunos da pós-graduação da UECE, UFC e de outras instituições, bem como magistrados, servidores e convidados compareceram ao evento.

Doutor e pós-doutor em Sociologia Política pela New School for Social Research e Mestre em Ciência Política pela UFMG, o professor examinou as principais crises da Democracia. Para ele, os golpes de Estado modernos assumem uma forma mais sutil.

O palestrante apresentou o conceito e a história da Democracia, comparou os governos democráticos no mundo, realizou uma análise sobre o contexto político atual, destacando as ameaças à democracia, como o crescimento da divulgação de fake news e a tendência de degradação das instituições democráticas, por vezes patrocinadas pelos próprios governantes.

Ambas as palestras foram transmitidas ao vivo na página do Facebook da Esmec e estão disponíveis no canal da Escola no Youtube.