Conteúdo

Esmecast lança novo episódio sobre participação feminina na ciência

Esmecast lança novo episódio sobre participação feminina na ciência

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará lança o décimo segundo episódio do podcast Esmecast com o tema “Participação Feminina na Ciência: Entre a Invisibilidade e a Necessária Inclusão”. O programa contou com a participação da professora e coordenadora de pós-graduação, pesquisa e extensão da Esmec,  Mariana Dionísio de Andrade. 

No episódio, acontece um diálogo enriquecedor a respeito das diferenças sociais enfrentadas pelas mulheres dentro do contexto da ciência. A convidada foi organizadora de um livro com o título “Representatividade feminina e relações de poder” e a obra serviu como guia para a conversa.

No livro está presente o artigo que deu o título ao episódio e conta com a autoria de Mariana Dionísio de Andrade e Carla Pimenta Leite. A dissertação está dividida em três capítulos:  a (in)visibilidade das mulheres na pesquisa: principais desafios, a análise de dados: ocupação de cargos de gestão em IES federais e motivos que justificam (mas não explicam) a baixa representatividade e possíveis soluções.

Para conferir o episódio, basta acessar o Esmecast, que está disponível em plataformas de Streaming para podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts, Pocket Casts e Radio Public. Além disso, a Esmec produz conteúdo para um Canal no Youtube, para o Facebook e para o Instagram.