Conteúdo

ESMEC PARTICIPA DO ENCONTRO DO CNJ QUE VAI REUNIR DIRETORES DAS ESCOLAS JUDICIÁRIAS DE TODO PAÍS

O Coordenador Geral da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), juiz Emílio de Medeiros Viana, participa nesta sexta-feira (15/04), em Florianópolis (Santa Catarina), do Encontro Nacional do Judiciário sobre Capacitação, que acontece durante todo o dia no Tribunal de Justiça catarinense. A promoção é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Presidentes de tribunais e diretores das escolas da magistratura vão definir diretrizes para aperfeiçoar as escolas do Poder Judiciário. Conselheiros do CNJ, a corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, e outras autoridades farão palestras no evento, que começa às 8h30. São esperados 200 participantes. Durante o encontro será também lançada a Escola Judiciária da América Latina, que vai trabalhar na integração judiciária da região.

CAPACITAÇÃO
Os representantes do Judiciário vão discutir, no evento, propostas de ação para a implantação da Resolução nº 126 do CNJ, de 22 de fevereiro deste ano, criada por iniciativa da Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas. A Resolução instituiu o Plano Nacional de Capacitação Judicial de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.
A articulação de um plano nacional de capacitação, integrado ao Sistema Nacional de Capacitação Judicial, previsto na resolução, é um importante passo na modernização do Judiciário. O encontro está dividido em 12 temas, que tratam da estrutura administrativa das escolas, forma de ocupação de cargos nas escolas, seleção e formação de magistrados.