Conteúdo

Esmec participa de seminário sobre práticas inovadoras nas escolas de governo

Esmec participa de seminário sobre práticas inovadoras nas escolas de governo

Divulgação: Rede de Escolas.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) sediou, na última sexta-feira (11/8), o “Seminário Desenvolvimento e Competências do Servidor Público”. O evento, realizado no auditório da Academia, reuniu integrantes de diversas instituições da Rede e apresentou as práticas inovadoras e exitosas das Escolas de Governo. O seminário aconteceu com o intuito de oportunizar um momento de diálogo e compartilhamento do conhecimento para o aperfeiçoamento profissional do servidor.

A Coordenadora de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e Servidores da Escola Superior da Magistratua do Ceará (Esmec), Rosângela Maria Evangelista de Melo, fez uma apresentação dos métodos ativos, aplicados aos casos concretos, utilizados pelos professores da Instituição em suas avaliações de aprendizagem.

Hilária Barreto, coordenadora-geral da Rede e diretora executiva do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), do TCE Ceará, e o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, fizeram a abertura do evento. A coordenadora destacou a importância da qualificação do servidor para a melhoria dos serviços públicos oferecidos para a sociedade. “Nós somos os principais atores e nosso objetivo é uma gestão pública com todas as suas melhorias, e eu não vejo uma opção melhor do que compartilhar conhecimentos, desenvolver pessoas, focar as habilidades e os talentos”, salientou a coordenadora.
O diretor-geral da Aesp, Cel. Juarez Gomes Nunes Júnior, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância do seminário para a produção do conhecimento. “A Academia está se sentindo muito honrada em ter sido escolhida para sediar esse momento de discussão tão interessante. Quando você reúne todas elas [escolas], isso proporciona uma situação de crescimento generalizado no Estado”, ressaltou Juarez.
“As competências do servidor no mundo contemporâneo” foi a palestra que deu início ao seminário, ministrada pela auditora da SEFAZ (Secretaria da Fazenda), Dulce Pitombeira.
Entre os cases apresentados no seminário, estavam: Capacitação e disseminação do conhecimento no âmbito da Segurança Pública (Aesp); O programa executivo de formação em Gestão Pública (EGP); Normatização e organização de pesquisa no Sistema Penitenciário do Ceará (EGPR); A implantação do escritório de projetos (ESP); Metodologia ativa (Esmec); Inovação do aperfeiçoamento funcional de membros e servidores do Ministério Público (ESMP); Programa Capacidades: educação, participação e transformação (IESWA); Rede de colaboração: uma experiência do repositório institucional do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (IPC) e A avaliação como estratégia: marcos e práticas (ESAF).

Sobre a Rede de Escolas – A Rede de Escolas de Governo do Estado do Ceará é uma estratégia de articulação, troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com vista a implantação e aprimoramento das políticas de formação e educação permanente para os trabalhadores do serviço público.

Com informações da AESP.