Conteúdo

Esmec inicia Módulo Local do VII Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos

Esmec inicia Módulo Local do VII Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC) iniciou nesta segunda-feira, 25 de outubro, o Módulo Local do VII Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos. A etapa da ação educacional tem carga horária de 413h/a, divididas em disciplinas teórico-práticas e práticas, como estágio supervisionado e visitas técnicas nas unidades judiciárias do Estado do Ceará.

O Evento foi aberto pelo desembargador Luciano Lima, diretor da ESMEC. No primeiro dia do módulo, foram ministradas as disciplinas “Hermenêutica Jurídica e Teoria da Argumentação”, com o formador e Coordenador Geral da Esmec, juiz Alexandre Santos Bezerra Sá, e “Administração da Atividade Judiciária”, com o juiz Marcelo Roseno de Oliveira. O curso seguirá até fevereiro de 2022.

Os novos juízes substitutos participaram na semana anterior do Módulo Nacional, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), na modalidade remota, que totalizou 40h/a. Ademais, também serão ministradas 27 horas-aula do Módulo Eleitoral, no mês de dezembro.

O Curso de Formação Inicial é pautado no planejamento de ensino no contexto da magistratura, sendo as aulas intercaladas com as atividades práticas supervisionadas, expositivas e dialogadas, com ênfase na participação e na reflexão crítica do educando magistrado. Almejando contemplar os aspectos mais recorrentes e desafiadores da prática judicante, a ação educativa reserva 40% da carga horária para a realização de métodos ativos.