Conteúdo

Esmec finaliza ciclo completo do curso Formação de Formadores

Esmec finaliza ciclo completo do curso Formação de Formadores

O desenvolvimento de competências para o planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos integrantes do Poder Judiciário é essencial para a garantia da qualidade do desempenho acadêmico. Em razão disso, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) ofertou, no primeiro trimestre de 2022, o Nível 1 completo do curso Formação de Formadores, ministrado por Liliane Campos e Rosângela Evangelista. 

Dividido em três módulos que somam 80h/a e realizado integralmente na modalidade Educação a Distância, o ciclo iniciou no dia 31 de janeiro e foi concluído no dia 02 de abril. Ao todo, agregam-se novos 38 formadores ao corpo docente da Esmec, aprovados com aproveitamento em todas as etapas da capacitação. 

Ao longo da formação, foram desenvolvidas competências relacionadas ao planejamento de ensino, aplicação de metodologias ativas e avaliação, tendo em vista a promoção da aprendizagem significativa no contexto da magistratura. Quanto à sua experiência no curso, o magistrado Flavio Vinicius Alves Cordeiro relata que a experiência foi muito gratificante em razão da orientação para o efetivo aprendizado sobre a matéria. “A divisão dos módulos e a proximidade deles permitiu que os assuntos pudessem ser melhor assimilados, além da possibilidade de sanar eventuais dúvidas tanto nas aulas síncronas, quanto na plataforma digital da Esmec“, pontua. 

A servidora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Adriana Soares Alcântara, aponta o aprendizado sobre as metodologias ativas para a transmissão de conteúdo para um público qualificado como um dos principais destaque do curso. “O curso proporcionou ferramentas para garantir uma maior segurança para ministrar aulas”, afirma.