Conteúdo

ESMEC ESTUDA PARCERIA COM CASAS DE CULTURA DA UFC PARA OFERTA DE CURSOS INSTRUMENTAIS E DE CONVERSAÇÃO

Des. Lincoln Araújo, Prof. Roterdan Damasceno, Profa. Mônica Dourado e Prof. Flávio Gonçalves.
Des. Lincoln Araújo, Prof. Roterdan Damasceno, Profa. Mônica Dourado e Prof. Flávio Gonçalves.

Com a extinção de seus cursos regulares de línguas estrangeiras, a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) vem estudando a possibilidade de parceria com instituições voltadas para o ensino de idiomas, com o objetivo de ofertar curso avançado de conversação e/ou instrumental para futuros candidatos ao Mestrado Profissional em Poder Judiciário.
Com essa preocupação, o Diretor da Esmec, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, recebeu nesta sexta-feira (17/09), em seu gabinete, os professores Mônica Dourado Furtado, coordenadora geral das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Francisco Roterdan Fernandes Damasceno, coordenador da Casa de Cultura Francesa. Participou também do encontro o assessor pedagógico da Esmec, Flávio Moreira Gonçalves.
Na reunião, ficou acertado que a Esmec manterá contato com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento da UFC (Cetrede), quando se discutirá a confecção de uma Minuta de Convênio, para que, através desta parceria, possam ser ofertados cursos instrumentais e de conversação para candidatos a serem selecionados pela Escola da Magistratura. Esta seleção se dará através de edital, conforme orientação de seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).
As Casas de Cultura Estrangeira da UFC (um dos maiores projetos de extensão universitária em língua estrangeira do País) oferecem, além dos cursos de língua, a difusão cultural dos países por elas representados. Todos os seus professores são formados em Letras, com um grande número de especialistas, mestres, mestrandos e doutorandos. Professores visitantes estrangeiros também participam do trabalho acadêmico e cultural. São seis as Casas de Cultura: Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa.