Conteúdo

Esmec dá início ao Curso de Aperfeiçoamento em Crime Organizado


.

.

.

.

.

.

.

Teve início na manhã desta sexta-feira (17/08), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o Curso de Aperfeiçoamento em Crime Organizado e Medidas Processuais Penais Contemporâneas, destinado a Magistrados e servidores/assessores da Justiça estadual. O treinamento se estende por todo dia de hoje, tendo continuidade no sábado.
O Curso está sendo ministrado pelo Juiz Federal Danilo Fontenelle Sampaio, titular da 11ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará, especializada em processar e julgar os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores.
A apresentação do Magistrado foi feita pelo Juiz coordenador da Esmec, Emílio de Medeiros Viana. “É com maior prazer que estamos ofertando esse Curso, de temática tão relevante e atual, que será ministrado por alguém com grande expertise no assunto, como é o caso do professor Danilo”.
O coordenador da Esmec chamou atenção para o fato do Curso ser credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e valer como Seminário Especial I, da Turma II do Curso de Especialização em Processo Penal.

Desembargadores Francisco Gomes de Moura e Luiz Evaldo Gonçalves Leite estão entre os cerca de cem inscritos no Curso.
Desembargadores Francisco Gomes de Moura e Luiz Evaldo Gonçalves Leite estão entre os cerca de cem inscritos no Curso.
O Juiz Emílio Viana explicou ainda que, após concluído o Curso, será expedido certificado ao Magistrados que tiver frequência regular e tenha respondido a formulário que será enviado ao seu e-mail institucional. Os alunos da Disciplina citada anteriormente (desde que respondam a uma avaliação a ser solicitada pelo professor), servidores e outros membros do Judiciário (que tiverem frequentado regularmente o Curso) terão direito a declaração de participação.
O professor Danilo Fontenelle fez uma abordagem inicial sobre ética e a missão do Magistrado. “O sonho do Juiz deve ser mudar o mundo, não se acomodar, contribuir para que a sociedade melhore sempre, colaborando com a redução das injustiças”, destacou. Durante o Curso, o Juiz Federal abordará temas como crime organizado, combate à corrupção, lavagem de dinheiro, furto ao Banco Central, crimes financeiros etc.