Conteúdo

Esmec abre segunda turma do curso “Direito do consumidor e superendividamento – Lei 14.181/2021”

Esmec abre segunda turma do curso “Direito do consumidor e superendividamento – Lei 14.181/2021”

Em razão da alta demanda pelo curso de formação continuada “Direito do consumidor e superendividamento – Lei 14.181/2021”, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará abre inscrições para segunda turma, no período de 15 de setembro a 10 de outubro, com os formadores Amélia Soares Rocha, Cláudia Lima Marques, Clarissa Costa de Lima, Sandra Bauermann e Karen Bertoncello. 

A formação será promovida na modalidade Educação a Distância, com encontros síncronos em tempo real e assíncronos pelo ambiente virtual de aprendizagem. Poderão se inscrever magistrados(as) e servidores(as) do TJCE, estando reservadas as vagas dos magistrados inscritos e não contemplados na turma anterior. Confira aqui o cronograma de atividades do curso. 

Objetiva-se capacitar o público mencionado para o desenvolvimento de habilidades acerca do direito do consumidor, notadamente quanto às principais repercussões normativas decorrentes da Lei 14.181/2021, que dispõe sobre o crédito ao consumidor e sobre a prevenção de tratamento do endividamento excessivo.  

Destaca-se que o curso é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), para fins de vitaliciamento e promoção na carreira. 

As inscrições podem ser feitas até dia 11 de setembro através do formulário eletrônico e concluídas pelo Sistema Educa Enfam. Ao efetuar a inscrição, o educando será direcionado automaticamente para a lista de espera. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, serão observados os critérios presentes no artigo 35 do Regimento Interno da Esmec 

Conteúdo Geral do Curso: 

  • A Lei 14.181/2021 e a atualização do Código de Defesa do Consumidor CDC 
  • Oferta de Crédito ao consumidor 
  • Soluções consensuais 
  • Processo por superendividamento e Aspectos práticos da Lei 14.181/2021 

Serviço 

Curso: Direito do Consumidor e superendividamento – Lei 14.181/2021 

Formadoras: Amélia Soares Rocha, Cláudia Lima Marques, Clarissa Costa de Lima, Sandra Bauermann e Karen Bertoncellon.

Carga horária: 20h/a 

Modalidade: Educação a Distância  

Realização: 15 de setembro a 10 de outubro de 2022 

Público-alvo: Magistrados(as) e servidores(as) do TJCE 

Credenciado pela Enfam para fins de vitaliciamento e promoção. 

Inscrição: até o dia 11 de setembro pelo link https://spes.tjce.jus.br/index.php/215428?lang=pt-BR

Cronograma: https://esmec.tjce.jus.br/wp-content/uploads/2022/09/cronograma-do-curso-direito-do-consumidor-e-superendividamento.pdf


Sobre os formadores: 

Sandra Bauerman: Juíza de Direito Substituta em 2º Grau no TJPR. Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialização em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito de Curitiba. Especialização em Direito Comercial pela Faculdade de Direito de Curitiba. Especialização em Direito dos Contratos e do Consumo pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal). Idealizadora do Projeto de “Tratamento de Situações do Superendividamento do Consumidor no âmbito do TJPR.   

Cláudia Lima Marques: Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado pela Universidade de Tübingen, Doutorado (Doctoris Iuris Utriusque) e Pós-doutorado pela Universidade de Heidelberg. Professora Titular, Professora Permanente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS. Relatora-Geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para a atualização do Código de Defesa do Consumidor. Presidente do Comitê de Proteção Internacional do Consumidor da International Law Association, Londres. Membro da Sociedade Latino-americana de Direito Internacional. Diretora da Associação Luso-Alemã de Juristas (DBJV, Berlin) e da ILA-Branch Brazil. Ex-Presidente da Associação Americana de Direito Internacional Privado (ASADIP), Asunción e do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon). Coordenadora da Revista de Direito do Consumidor (Brasilcon/RT). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Mercosul, Direito do Consumidor e Globalização. Coordenadora brasileira da Rede Alemanha-Brasil de Pesquisas em Direito do Consumidor (DAAD-CAPES). Professora na Academia de Direito Internacional de Haia em 2009. Árbitra do Mercosul e jurista colaboradora da SENACON-MJ na OEA e Conferência de Haia. 

Amelia Soares Rocha: Bacharelado em Direito (UFC), Especialista em Direito Privado (UNIFOR), Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (UECE) e Doutora em Direito Constitucional (UNIFOR). É Defensora Pública titular da 2a Defensoria do Núcleo do Consumidor e Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro do BRASILCON – Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor. Foi Membro eleita do Egrégio Conselho Superior da Defensoria Pública do Ceará (biênios 2012/2014 e 2014/2016, sendo a mais votada nos dois pleitos) e Diretora do Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública Estadual do Ceará. Foi diretora acadêmico-institucional da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e Presidenta da ADPEC – Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará.  

Clarissa Costa de Lima: Juíza de Direito do TJRS. Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFRGS. Mestrado em Direito pela UFRGS. Especialização em Diplome d’Université Droit Français et Européen – Université de Savoie (SAVOIE, França). Especialização em Especialização em Direito Internacional, pela UFRGS. Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Karen Rick Danilevicz Bertoncello: Juíza de Direito do TJRS. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Diplome d’Université Droit Français et Européen – Université de Savoie (SAVOIE, França). Especialização em Direito Internacional, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).