Conteúdo

Esmarn realiza I Congresso de Direito com o tema “Diálogos sobre a Justiça”, dia 29 de novembro

O I Congresso de Direito da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), com o tema “Diálogos sobre a Justiça”, será realizado dia 19 de novembro, em Natal (RN). O evento visa inaugurar um novo formato de atividades pedagógicas no âmbito do Judiciário potiguar.
O Congresso também marcará a comemoração dos 25 anos da Esmarn. A ideia é contemplar a comunidade que constitui a sistema de Justiça no Estado, além de abrir espaço para a comunidade externa de estudantes e professores, congregando um público múltiplo e garantindo a pluralidade de idéias no transcurso de conferências, palestras e painéis.
I Congresso de Direito da Esmarn traz como proposta temática os assuntos que hoje estruturam o Projeto “Diálogos Sobre a Justiça”, conduzido pelo Ministério da Justiça, mediante a Secretaria de Reforma do Judiciário, de modo a relacionar a área jurídica com aspectos da atualidade. Assim, tem como essência uma abordagem interdisciplinar dos temas jurídicos, promovendo discussões que superem os limites das práticas e reflexões tradicionais no universo do Direito.

A metodologia do Congresso atenderá a uma programação de dois dias, em horário matutino, vespertino e noturno, totalizando uma carga horária de 16 horas.

Os trabalhos se realizarão através de uma palestra inaugural, na qual serão apresentadas as diretrizes e alcance temático do evento, no contexto do Projeto “Diálogos sobre a Justiça” O ministro José Eduardo Cardozo inaugurará, neste momento, o leque de palestras do evento.

Após, haverá uma conferência de abertura, proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia. Em seguida, ocorrerão palestras isoladas e painéis temáticos simultâneos a serem conduzidos por colaboradores externos e moderados por magistrados do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte.

Mais informações: site TJRN