Conteúdo

Escola Nacional de Magistrados oferece cursos de Direito Eleitoral e Processo Eletrônico

A Escola Nacional de Magistrados (ENM) está promovendo, juntamente com a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), dois importantes cursos para magistrados brasileiros, neste início de 2012. São eles:

DIREITO ELEITORAL
O curso de aperfeiçoamento para Magistrados em Direito Eleitoral será realizado, entre 25 e 27 de abril, no auditório da Enfam, em Brasília. O objetivo é proporcionar aos Magistrados atualização de seus conhecimentos em Direito Eleitoral para as Eleições 2012, considerando as últimas alterações legislativas com implicações diretas no processo eleitoral que se avizinha. Além disso, o curso abordará apresentações de situações práticas, diferenciadas daquelas frequentemente encontradas na Justiça comum, além de estimular o pensamento crítico acerca do sistema político-eleitoral brasileiro em diversos matizes. O curso tem 80 vagas disponíveis e contará com carga horária de 20 horas/aula.

PROCESSO ELETRÔNICO
O Curso de Processo Eletrônico será realizado no auditório da Enfam, em Brasília, nos dias 21 e 22 de Junho de 2012. De acordo com o Coordenador do curso, Marcelo Piragibe, Vice-Diretor Presidente da ENM, a oportunidade vem como uma possibilidade de modernizar a justiça. “A partir do momento em que passa a ser acessado eletronicamente, é percebido uma agilidade no processo. Na prática, percebe-se que as varas que possuem o meio eletrônico, os processos correm com muito mais velocidade, é um procedimento muito mais ágil do que com o papel. Nós, Juízes, ainda achamos que é um bicho de sete cabeças, mas, atualmente, sabemos que não é possível viver sem o instrumento de modernização que, hoje, se encontra à disposição de todo o mundo”, afirmou Marcelo Piragibe.
O evento visa refletir sobre a principiologia específica e a nova teoria geral do processo eletrônico, além de capacitar os Magistrados no manejo dos autos virtuais e sua inserção na atividade jurisdicional em rede.
O curso disponibilizará 100 vagas, que serão preenchidas pelos Magistrados associados à AMB. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de maio de 2012.

Fonte: site da ENM.