Conteúdo

ESCOLA DA MAGISTRATURA ENTREGA MEDALHA DESEMBARGADOR JÚLIO CARLOS DIA 06 DE MAIO

No próximo dia 06 de maio, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), será entregue a Medalha Desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra a personalidades do mundo jurídico, além de profissionais e entidades que contribuem com o desenvolvimento e aprimoramento das atividades acadêmicas, administrativas e culturais da Instituição. O evento acontecerá no Auditório Desembargador José Maria de Queirós, a partir das 19 horas, e será presidido pelo Diretor da Esmec, Desembargador Raimundo Eymard Ribeiro de Amoreira.
Os agraciados com a comenda deste ano foram escolhidos pelo Conselho de Ex-Diretores da Esmec, em reunião ocorrida dia 23 de outubro do ano passado.
As Medalhas serão entregues às seguintes personalidades/instituições:

Categoria Professor Visitante
Prof. Dr. Friedrich Muller – Professor catedrático e emérito em Direito Constitucional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito na Universidade de Heidelberg (Alemanha). Criador da Teoria Estruturante do Direito (TED). Proferiu palestra ano passado na Esmec intitulada “Bases Teóricas e Normas Internacionais dos Direitos Humanos”.

Categoria Corpo Docente
Prof. Dr. José Filomeno de Moraes Filho – Professor da Esmec, Unifor e Uece. Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Doutor em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP) e Livre-docência em Ciência Política pela Uece.

Categoria Corpo Funcional
Prof. Ms. Flávio José Moreira Gonçalves – Assessor Pedagógico e professor da Esmec. Servidor da Justiça estadual (Analista Judiciário Adjunto). Professor da UFC e Unifor. Bacharel em Direito e Mestre em Direito e Filosofia. Atua nas áreas de Direito e Filosofia, com ênfase em Direito Constitucional, Filosofia do Direito, Bioética, Ética e Epistemologia Jurídica.

Categoria Corpo Discente
Ronaldo Holanda Queiroz – Servidor do Poder Judiciário estadual e aluno do curso de Especialização em Direito Constitucional da Esmec.

Categoria Colaboradores
Ministro César Asfor Rocha – Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Professor Jesualdo Pereira Farias – Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Chanceler Airton José Vidal Queiroz – Presidente da Fundação Édson Queiroz (Unifor)
Professor Antonio Colaço Martins – Reitor da Universidade Vale do Acaraú (UVA)

HISTÓRICO

A Medalha foi criada pela Portaria 03, de 07 de dezembro de 2006. Ela tem formato circular, cor prata, com 5cm de diâmetro e 3mm de espessura, confeccionado em aço gravado em baixo relevo, com inscrições nas duas faces, e vem acompanhada de fita nas cores azul e dourada, além de diploma com dizeres e especificações da honraria concedida.
A primeira e única (até o momento) premiação aconteceu dia 26 de janeiro de 2007, e foram agraciadas as seguintes personalidades e instituições:

– Desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra (categoria Fundador), idealizador e primeiro Diretor da Esmec
– Desembargador Francisco de Assis Filgueiras Mendes (categoria Corpo Funcional), ex-coordenador geral da Esmec
– Associação Cearense de Magistrados e Banco do Nordeste (categoria Colaboradores)

MAIS INFORMAÇÕES:
Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec)
Edifício Desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra
Rua Ramires Maranhão do Vale, 70, Água Fria, Fortaleza-CE- CEP: 60811-670
Fone: (85) 3492.9100 – Fax: (85) 3492.9134
Site: www.tjce.jus.br/esmec – E-mail: esmectj@gmail.com