Conteúdo

Enfam oferta o primeiro curso de 2016 para formadores, na modalidade EaD

A Enfam realizará, no período de 14/03/2016 a 17/04/2016, o primeiro curso de formação de formadores previsto para 2016, na modalidade de ensino a distância (EaD). A ação de capacitação integra o programa de formação de formadores da Enfam.

O curso Planejamento de ensino no contexto da magistratura – Fundamentos e Práticas permitirá a assimilação de fundamentos teóricos e práticos para que o magistrado formador e o profissional das equipes pedagógicas das escolas de formação de magistrados possam elaborar e desenvolver seus planejamentos de ensino de acordo com as necessidades de formação profissional dos juízes brasileiros, considerando os normativos e as orientações da Enfam.

Proposta Metodológica

A proposta metodológica enfatiza as atividades de integração e colaboração entre os participantes, além de oferecer estratégias de ensino e aprendizagem baseadas na reflexão, de modo a dar condições para os participantes intervirem na própria realidade. Durante o curso, eles serão orientados para desenvolver um plano de ensino real e que poderá ser objeto de credenciamento pela Enfam.

Público-alvo 

A Enfam oferece 40 vagas, as quais se destinam às equipes técnico-pedagógicas das Escolas Judiciais e da Magistratura, que trabalham no planejamento de ensino dessas Escolas, aos magistrados que já tenham participado do curso básico de formação de formadores, atuantes como docentes nas referidas Escolas. A carga horária prevista é de 40 horas-aula.

Inscrições 

As escolas de formação de magistrados deverão encaminhar até o dia 26 de fevereiro lista de magistrados formadores e de integrantes de equipes técnico-pedagógicas para inscrição no curso. As informações contendo nome, e-mail e CPF dos interessados, função ocupada na instituição (docente, coordenador, técnico, pedagogo), categoria (magistrado ou servidor), e cursos de formação de formadores dos quais já participou, poderão ser enviadas para o e-mailformacaodeormadores@enfam.jus.br

.

CURSO PARA TUTORES

 

O curso Formação de Tutores no contexto da magistratura é mais uma ação de formação para magistrados que exercem ou pretendem exercer atividade de tutoria de cursos, e para os servidores que trabalham nas equipes de Educação a Distância (EaD) das escolas judiciais e da magistratura. A realização é da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), e será na modalidade a distância, no período de 14/3/2016 a 17/4/2016.

O objetivo da ação de capacitação é propiciar a reflexão sobre a prática do tutor, por meio da integração e colaboração entre os participantes, considerando o atual contexto da magistratura e destacando as competências necessárias para o desenvolvimento da atividade.

Para isso, as estratégias de ensino e aprendizagem devem envolver a problematização da realidade na qual o tutor está inserido, com abordagens teóricas, simulações e práticas, a partir de procedimentos didático-metodológicos. O curso possibilitará a elaboração de um projeto de tutoria que poderá ser aplicado em cursos EaD destinados aos magistrados.

As inscrições poderão ser feitas no período de 22 a 29 de fevereiro, por meio de formulário a ser disponibilizado no portal da Enfam. Serão abertas duas turmas e a carga horária prevista é de 40 horas-aula, as quais serão ministradas pelas professoras Maria Emilia Gonzaga de Souza, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e Magali Regina Kolakowski Chules, do Conselho da Justiça Federal (CJF).

.

FONTE: site Enfam.