Conteúdo

ENFAM INICIA CURSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIA 15 DE AGOSTO

O ministro Cesar Asfor Rocha, diretor-geral da Enfam, confirmou para o próximo dia 15 de agosto o início do curso de Planejamento Estratégico, destinado aos diretores, magistrados e servidores envolvidos com o setor nas escolas da magistratura. Um dos cursos mais esperados pelos dirigentes das escolas federais e estaduais, objetiva especificamente à capacitação desse público para organização e modernização das escolas e dos respectivos tribunais.
Um dos tutores do curso, o coordenador do Núcleo de Educação a Distância, Marcelo Conforto de Alencar Moreira, informa que a duração será de 60 horas, divididas igualmente em dois módulos distintos: Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos com MS Project. Não há limite de inscrições. Visando ao atendimento imediato das demandas de planejamento, a primeira turma será composta de, no máximo, dois participantes de cada uma das 32 escolas. Os demais inscritos serão alocados em mais três turmas que rodarão até dezembro de 2011.
Recomendado pelo vice-diretor da Enfam, ministro Gilson Dipp, na abertura do último Encontro Nacional de Diretores e Coordenadores de Escolas da Magistratura, o projeto de planejamento estratégico das escolas para os próximos cinco anos resultará em políticas públicas eficientes, consolidadas, de longo prazo e, sobretudo, capazes de chegar de forma rápida e eficaz aos magistrados, consequentemente com resultados favoráveis à sociedade. Conforme o ministro, a prioridade é a criação, o planejamento continuado e independente, de forma que não se alcance somente um presidente ou um vice-presidente de tribunal ou de escola da magistratura. Segundo Gilson Dipp, a sociedade deseja, aspira e exige mentalidades modernas e realistas dos seus magistrados.
Opinião idêntica tem o secretário da Enfam, Francisco Paulo Soares Lopes, para quem o objetivo fundamental do novo curso é aprimorar a seleção e promover a formação continuada e aperfeiçoamento do magistrado, de forma a contribuir para uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva. “Além disso, é nosso dever fomentar a produção acadêmica e a interação, a cooperação e troca de experiências entre as escolas de magistratura do Brasil e as estrangeiras”, ressaltou o secretário. No seu entender, o planejamento quinquenal desejado pela Enfam garantirá aos atuais e futuros dirigentes de escolas da magistratura a definição prolongada de critérios para formar e aperfeiçoar os cerca de 15 mil juízes brasileiros.
Idealizador do Módulo de Planejamento Estratégico, Marcelo Conforto de Alencar Moreira dividirá a responsabilidade da tutoria com Beatriz Rodrigues de Almeida, Paulo Roberto Alves de Morais e Rogério Cysne de Araújo, todos servidores do Superior Tribunal de Justiça. Rogério Cysne é o autor do módulo Gestão de Projetos com MS Project.

Fonte: site da Enfam