Conteúdo

ENM lança projeto Juspédia – Des. Haroldo Máximo participa do evento

enm jus
Des. Haroldo Máximo (primeiro da esquerda para a direita) prestigiou o lançamento do Juspédia (foto divulgação).

O diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Marcelo Piragibe apresentou o projeto do Juspédia no 35º Encontro do Copedem (Colégio Permanente de Escolas das Magistraturas Estaduais), ocorrido entre 14 e 16 de março em Sorriso, Mato Grosso. Nesse evento o tema básico das discussões foi o Sistema de Mestrado Profissional para os Juízes. Também participaram do encontro os ministros Gilmar Mendes (STF), João Otávio de Noronha (STJ) e Herman Benjamin (STJ).

O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), participou do lançamento.

O Projeto Juspédia será lançado na sede da AMB em Brasília no dia 26. Trata-se de enciclopédia jurídica livre dos juízes de Língua portuguesa. O Juspédia-ENM será inovador portal jurídico-interativo de pesquisa do mundo para os juízes de língua portuguesa, contendo inicialmente cerca de 17 mil inserções de conceitos de palavras e expressões jurídicas, além da origem etimológica, remissão online ao texto legal do Brasil.

Haverá possibilidade de acréscimos por parte do usuário de modelos de despachos, sentenças, acórdãos, aulas, gráficos, palestras, áreas de debates e tudo mais que o mundo virtual proporciona. Por meio de convênio com a União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa- UIJLP, a enciclopédia será disponibilizada aos juízes dos outros países de língua portuguesa, com a intenção de proporcionar a integração e a comparação dos sistemas. Por ser altamente especializada, e para assegurar a alta credibilidade do conteúdo existente, o acesso e manejo será livre em área restrita e somente aos associados da Associação do Magistrados Brasileiros – AMB e aos da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa- UIJLP..

 

Fonte: site ENM