Conteúdo

Embaixador destaca a luta de organismos internacionais contra a violação dos direitos humanos

Embaixador destaca a luta de organismos internacionais contra a violação dos direitos humanos

O embaixador José Augusto Lindgren Alves ministrou a palestra “Os problemas e desafios do sistema internacional de direitos humanos”, na noite desta sexta-feira (23/03), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), oportunidade em que lançou também seu livro “É Preciso Salvar os Direitos Humanos!”.

O diplomata destacou, inicialmente, alguns pontos do esforço internacional para transformar os direitos humanos num tema prioritário na agenda das relações internacionais, “um tema que sempre teve suas dificuldades para poder se afirmar”. Segundo ele, onde primeiro se introduziu essa temática foi na Carta das Nações Unidas, de 1946, que trouxe entre seus grandes objetivos a promoção dos direitos humanos. “Mas essa mesma Carta traz, entre seus princípios, o da não ingerência em assuntos internos nas nações. Essa antinomia entre um objetivo e um princípio, uma vez que a violação dos direitos humanos se dá no âmbito interno dos Estados nacionais, foi um ponto que marcou as dificuldades essenciais nos primeiros anos das Nações Unidas, e se estendeu pelo período da guerra fria, que durou até 1989, com a queda do muro de Berlim.”

O embaixador falou sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Apartheid e outras violações do Estado ao direito do indivíduo, a legislação na área, dentre outros temas.

Lindgren Alves é diplomata de carreira, tendo atuado como embaixador na Bulgária, Hungria e Bósnia e Herzegovina, e secretário-executivo do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH) do Mercosul.

    O juiz Ângelo Vettorazzi, Coordenador Geral da Esmec, fez a apresentação do embaixador.
Lindgren e a juíza Ana Celina Monte Studart.
        Advogado Hélio Leitão e Lindgren.

 

 

 

 

 

 

 

 

Flávio Moreira, Diretor Pedagógico da Esmec, e Lindgren

 

A palestra foi transmitida ao vivo pela página Esmec Cursos do Facebook e pode ser acessada no Canal da Escola, no Youtube.