Conteúdo

Des. Heráclito Vieira participou do encontro com diretores de escolas judiciais do NE

Des. Heráclito Vieira participou do encontro com diretores de escolas judiciais do NE

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promoveu, na última segunda-feira (15/05), uma reunião com diretores de escolas judiciais da Região Nordeste, na sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife (PE).

O desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), representou a Instituição no evento, e esteve acompanhado do Coordenador Geral, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi (que de 16 a 18 de maio participa do curso de Formação de Formadores, também no Recife).

A abertura da reunião foi realizada pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eládio Lecey. O presidente do TRF5, desembargador Manoel Erhardt, prestigiou a abertura do evento.

O desembargador Eládio Lecey explicou que a Enfam apresentou normativos e também veio dialogar com as escolas judiciais. “É uma oportunidade de a Enfam se aproximar das escolas para realizar intercâmbio de experiências. Estamos agora em uma política de regionalização”, enfatizou.

Segundo o supervisor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Esmape), juiz Saulo Fabianne, “a Enfam está vindo aos estados para dialogar com as escolas judiciais, ouvir suas demandas, trocar ideias e experiências com relação às normativas da instituição. É de grande importância para Pernambuco e um prestígio para o nosso Estado receber a Enfam e as escolas dos estados circunvizinhos. Agradeço a realização da presente reunião e do Curso de Formação de Formadores”, ressaltou Fabianne.

           Dirigentes de escolas judiciais do CE, PE, PB e RN                                                           (Foto: divulgação Ejud/PE).

Pauta

Na pauta da reunião, foram debatidas questões como a motivação e relevância da formação inicial e continuada, os programas de aperfeiçoamento de magistrados e o credenciamento de cursos. Além desses assuntos, foram discutidos o programa de acompanhamento de vitaliciandos; o prazo de encaminhamento dos planos anuais; a contratação e a remuneração de docentes e examinador de banca e comissão de concurso; o compartilhamento de cursos a distância e o novo formato do Curso de Formação de Formadores.

Participaram do encontro representantes das escolas dos tribunais de justiça dos estados da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte. Pela Esmape, também estiveram presentes a coordenadora de pós-graduação, juíza Ana Cláudia Brandão Ferraz, o diretor de formação e aperfeiçoamento de magistrados, Fabiano Galvão, e o secretário-executivo, Wagner Lucena.

Com informações da Enfam e Ejud/PE.