Conteúdo

Balanço das atividades da Esmec em 2017 foi apresentado pelo Des. Heráclito Vieira

Balanço das atividades da Esmec em 2017 foi apresentado pelo Des. Heráclito Vieira

Dentro da solenidade em comemoração aos 20 anos da Revista Themis, o Diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, fez uma breve explanação sobre as atividades desenvolvidas pela Escola em 2017.

Citou inicialmente a renovação nas coordenações dos Polos de Aprendizagem no interior do Estado, mais precisamente nas comarcas de Crato, Iguatu e Sobral (cujo núcleo da Esmec foi instalado oficialmente em outubro).

Falou dos cursos que a Escola vem ofertando, com carga horária mínimo de 40 h/a, para juízes que pretendem concorrer, por merecimento, a promoções ou acesso ao Tribunal de Justiça. Revelou que esse ano um total de 113 magistrados participou de cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) com um mínimo de 40 h/a; enquanto 56 juízes frequentaram capacitações com 20 h/a.

Foram credenciados pela Enfam 22 cursos de aperfeiçoamento, sendo 13 ofertados na sede da Esmec, 3 no Polo do Crato, 1 no Polo de Iguatu, 1 no Polo de Sobral e 4 na modalidade Educação a Distância (EaD).  Um total de 1.623 horas de capacitação (em cursos, palestras e outras atividades) foi ofertado, sendo que 1.070 h/a foram de cursos credenciados pela Enfam (incluindo-se as 480 h/a do V Curso de Formação para a segunda turma).

Heráclito Vieira informou ainda que 75 monografias foram defendidas e aprovadas este ano, nos três cursos de Especialização da Escola: Direito e Processo Constitucional (Turma VIII), Processo Civil e Gestão do Processo (Turma IV) e Direito Processual Penal (Turma III).

O magistrado também apresentou dados referentes à presença da Escola na internet. Destacou a página Esmec Cursos do Facebook, que realizou 16 transmissões ao vivo de palestras realizadas no auditório da Instituição, além de ser um importante espaço de informações sobre capacitações oferecidas pela Escola. O desembargador citou também o Canal no Youtube, que já disponibilizou 56 vídeos de eventos ocorridos somente este ano e tem 70 seguidores inscritos.

Em relação ao site oficial da Esmec, de janeiro a novembro o portal teve mais de 120 mil visualizações. Tão expressivo quantitativo se deve, segundo o desembargador Heráclito, ao grande volume de notícias sobre atividades desenvolvidas pela Escola e a outros conteúdos expostos no site, sem falar na interatividade propiciada por ferramentas como o Fale Conosco e as enquetes. Em relação a esta última, foram colocadas duas pesquisas no portal esse ano: a primeira (já concluída) sobre a preferência dos internautas por cursos de Especialização, que teve a participação de 808 votantes; e a segunda (em andamento) sobre cursos de aperfeiçoamento, que já conta com mais de 300 votantes, em menos de dois meses.

.

Acesse aqui os dados apresentados pelo dirigente.